Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Espetáculo Ledores do Breu discute analfabetismo em apresentação gratuita

Da Redação

Em 15/03/2017 às 08:37

Guimarães Rosa e Paulo Freire inspiram montagem da Cia. do Tijolo, de São Paulo

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (16), a partir das 20h30, o grupo de teatro paulistano Cia. do Tijolo apresenta o espetáculo "Ledores do Breu" na área de convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Inspirada nas obras do poeta Zé da Luz, do ficcionista Guimarães Rosa e nas ideias do educador Paulo Freire, a peça aborda o analfabetismo no século XIX e tem entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19h30, na bilheteria do Sesc Thermas.

Sob direção de Rodrigo Mercadante e encenada por Dinho Lima Flor, o espetáculo trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Após a sessão, haverá um bate-papo com o elenco do grupo e com o ator, diretor e produtor cultural Denilson Biguete.

A sessão única faz parte do projeto Quem Sou eu no Teatro?, que oferece apresentações, vivências, oficinas e bate-papos relacionado ao universo das artes cênicas, com o objetivo de responder alguns questionamentos sobre a relação do público e dos personagens com a obra cênica.

Ledores do Breu

Em um mundo forjado por letras e códigos linguísticos, como navega quem dele foi excluído? É disso que vem tratar Ledores do Breu, criação da Cia. do Tijolo (SP). Inspirado na obra do poeta Zé da Luz, nos textos do ficcionista Guimarães Rosa e nas ideias do educador Paulo Freire, o espetáculo trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Há o homem que não lê, habitante do breu, que por isso mesmo é capaz de assassinar o bem maior de sua vida.

Há também outro homem que lê, mas não consegue interpretar o texto, perdendo-se num mar de palavras sem sentido. Há ainda aqueles que leem palavras, mas não leem o mundo: são muitos os ledores do breu.

A leitura do mundo e a leitura das letras. Nessas duas esferas de apreensão e criação do conhecimento, circulam os Ledores do Breu. O espetáculo pretende ser uma reflexão sobre as consequências dos muitos analfabetismos à nossa volta.

A partir de textos de Paulo Freire, Lêdo Ivo, Zé da Luz, Patativa do Assaré, Luiz Fernando Veríssimo, canções de Cartola, Jackosn do Pandeiro e Chico César, figuras se cruzam, histórias se embaraçam e tecem as trajetórias dessas vítimas do crime de não sabe ler.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.