Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 21 suspeitas, campanha alerta sobre prevenção da leishmaniose

Da Redação

Em 15/03/2017 às 17:05

Entre as ações previstas, estão a colocação de faixas em 18 ruas e avenidas da cidade

(Foto: Secom)

Com 21 casos suspeitos aguardando resultado dos exames, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) lançaram uma campanha para alertar a população sobre a importância de prevenir a Leishmaniose, em Presidente Prudente.

Entre as ações previstas, estão a colocação de faixas em 18 ruas e avenidas da cidade e a distribuição de mais de 32 mil folhetos com orientação para os alunos das escolas municipais e dos frequentadores das Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Segundo a educadora de Saúde, Maria Clara Sahu, a estratégia é distribuir os informativos impressos para que as crianças levem as informações até os lares e ajudem a conscientizar os adultos, como também realizar um trabalho direto de mobilização para o controle para as famílias atendidas por meio das ESFs.

Casos

Em 2016, foram registrados 240 casos autóctones e 16 casos importados de Leishmaniose em animais. Os bairros com maior incidência de casos são: Residencial Anita Tiezzi (17), Residencial Universitário (15); Residencial São Paulo e Vale do Sol (12 casos em cada bairro); Jardim Paulista (11), Ana Jacinta e Jardim Imperial (9 casos em cada bairro), João Domingos Netto e Jardim Santa Helena (7 casos em cada bairro).

Atualmente existem sete cães em tratamento no município e 18 cães em processo monitorado devido à recusa dos donos em realizar a eutanásia ou tratamento.

Em 2017

Neste ano, 21 exames estão aguardando a confirmação dos resultados positivos. As equipes do CCZ estão realizando bloqueio na zona norte do município, no Residencial São Paulo, Novo Bongiovani e Carandá. Também estão sendo trabalhados os bairros Parque Imperial e Residencial Maré Mansa e em fase final o centro da cidade.

O CCZ anuncia que fará plantão com suas equipes nos dias 22 e 23, das 8h às 11h e das 14h30 às 16h30, no Residencial São Paulo, próximo da Escola Municipal Benedita Pádua Martins. No plantão haverá coleta de sangue para Leishmaniose e chipagem dos animais.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.