Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Catedral de PP terá primeira missa interpretada em Libras

Da Redação

Em 20/03/2017 às 09:43

Associação de surdos realizará curso no salão paroquial da Catedral

(Foto: Maycon Morano/Cedida)

A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região (ASSPP) “Dorvalino Paixão” realizará seu primeiro curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos, familiares e a comunidade em geral. A capacitação será de 5 de abril a 28 de junho deste ano, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião.

O uso do local é uma parceria entre a ASSPP e a paróquia, por meio do seu pároco, o monsenhor José Antonio de Lima. Assim, no próximo domingo (26), a missa das 19h será interpretada em Libras pela primeira vez, para que surdos católicos de Presidente Prudente possam acompanhar o ato litúrgico.

Durante a reunião para definir os detalhes, o surdo e presidente da associação, Carlos Ivan Gonçalves Vilhalba, agradeceu a parceria. “O monsenhor tem um coração muito bom. A associação e todos os surdos da região ficam muito agradecidos por ter aberto as portas da Catedral para nosso curso e a interpretação da missa”, ressaltou.

Já o também surdo e vice-presidente da ASSPP, Flávio Augusto Gonçalves, lembrou que “muitos surdos católicos não frequentam a igreja por que não conseguem entender a liturgia da palavra”, que utiliza somente a língua portuguesa e é possível ser acompanhada apenas por ouvintes.

Sobre a realização do curso, o monsenhor José Antonio de Lima sugeriu a realização também aos finais de semana, aos sábados. “Tem pessoas que trabalham e estudam, além daquelas pessoas da região que possam se interessar em aprender a Libras”, ressaltou.

“Assim que esta primeira turma engrenar e vermos a receptividade, poderemos pensar em algo assim”, acrescentou.

A reunião entre a associação e o monsenhor também foi acompanhada pela membro do Conselho Permanente e Intérprete da ASSPP, Lucinete Aparecida da Silva. “É importante que familiares e alguns surdos que não conhecem a Libras possam aprender para se integrar a sociedade. Além disso, também é preciso que a própria sociedade busque informações para integrá-los”, pontuou.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, são mais de 42 mil pessoas com algum tipo de deficiência auditiva na Região Administrativa de Presidente Prudente. Somente, na capital regional eram 9.052 à época. “São muitos, mas infelizmente são deficientes invisíveis para a maioria da população”, conclui a membro do Conselho Permanente Maria Darcy Mariz Morano.

Serviço

As inscrições e informações para o Curso de Libras podem ser feitas pelo telefone: (18) 99721-3916. As aulas serão ministradas por instrutores surdos, com o apoio de intérpretes.

ASSPP

A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região - “Dorvalino Paixão” (ASSPP) é uma entidade de caráter cultural, educacional e social, sem fins lucrativos, criada em abril de 2017. A associação foi criada com o objetivo de auxiliar seus associados e cobrar da sociedade o cumprimento de legislações já existentes.

De acordo com seu presidente, Carlos Ivan Gonçalves Vilhalba a ideia é auxiliar os surdos no seu dia a dia e realizar sua integração social. “Também queremos fundar um clube, conseguir convênios com médicos e, principalmente, cobrar da sociedade que eles tenham acesso a intérpretes em repartições públicas e no trabalho”, ressaltou.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.