Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas exibe "A Fortaleza Escondida" nesta terça

Da Redação

Em 20/03/2017 às 12:00

O longa conta a saga de dois camponeses, Tahei e Matashichi, que, durante a Guerra Feudal do século XVI, fogem da destruição causada por uma batalha

(Foto: Divulgação)

O Cine Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente dá sequência à mostra em homenagem ao diretor Akira Kurosawa, nesta próxima terça-feira (21), a partir das 19h30, com o filme "A Fortaleza Escondida" pela mostra Jidaigeki – Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal.
 
A Fortaleza Escondida

O longa conta a saga de dois camponeses, Tahei e Matashichi, que, durante a Guerra Feudal do século XVI, fogem da destruição causada por uma batalha. No caminho, eles encontram o general Rokurota Makabe, que está escoltando a princesa de uma família nobre e suas riquezas para um lugar seguro. Os camponeses passam a acompanha-los, pensando em roubar o ouro.

Em uma pousada, eles compram de um traficante de escravos a filha de um fazendeiro. O grupo então segue seu caminho em território inimigo, buscando um lugar onde a princesa e o general possam reconstruir um exército para retomar suas terras perdidas.

O filme foi uma das grandes referências de George Lucas para a realização da saga Star Wars. É claro que a referência mais imediata é a dos camponeses que brigam o tempo inteiro, apesar de serem amigos. A similaridade com os androides R2D2 e C3PO vem logo à mente, e é impossível não achar referências dessa relação nas obras dos dois realizadores.

Da mesma forma, é possível notar as referências que o diretor estadunidense fez do filme japonês, transformando de maneira bastante inteligente as personagens de caráter mais cultural em algo “crível” para o mundo americano àquela época.

Mais sobre Akira Kurosawa

Muito da desconhecida história japonesa, sua organização social e cultural foi nutrida e descortinada pelo cinema, e com Akira Kurosawa a época feudal japonesa emergiu no imaginário mundial. Samurais, gueixas e xoguns despertaram a curiosidade do homem comum ocidental e Kurosawa foi, em grande parte, responsável pelas imagens que o Ocidente começou a forjar do até então misterioso Japão.

É o cineasta japonês mais conhecido no Ocidente, fato que lhe causou alguns problemas, pois muito japoneses o achavam “ocidentalizado” demais, mas foi ele que, em contrapartida, ajudou a popularizar o cinema do seu país.

Sua influência sobre outros diretores é enorme. Ele produziu 35 obras cinematográficas ao longo de cinco décadas de trabalho – de 1943 a 1993. Vários de seus filmes são adaptações diretas de obras de William Shakespeare e Fiódor Dostoievsky, mas ele também foi influenciado por Leon Tolstoi, Máximo Gorki e outros grandes escritores.

 
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.