Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra segundo caso de febre chikungunya

Em três meses, dengue faz quinta vítima na cidade, segundo a VEM

Da Redação

Em 20/03/2017 às 18:43

Nesta segunda-feira (20), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou o segundo caso de febre chikungunya neste ano, em Presidente Prudente. A pessoa que contraiu a doença é uma mulher de 67 anos, moradora no Jardim Paulista, zona sul da cidade.

O primeiro caso suspeito, divulgado no início de fevereiro, também foi confirmado pelo órgão, após o parecer positivo do Instituto Adolpho Lutz. Trata-se de um morador do Condomínio Damha 1, que contraiu a doença em recente viagem ao Pará.

De acordo com a coordenadora da VEM, Elaine Bertacco, os agentes de Saúde realizaram trabalhos de bloqueio de criadouros e nebulização nas duas localidades para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

A doença

“A chikungunya ainda não tem cura e é conhecida por causar febre e dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, podendo ocorrer também dores de cabeça e musculares, manchas vermelhas na pele, entre outros sintomas”, alerta.

Ela ressalta que não existe tratamento específico ou vacina disponível para prevenir a infecção. “Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos, e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas”, completa.

Dengue

A Vigilância também confirmou o quinto caso de dengue em 2017. Segundo a VEM, trata-se de um homem de 47 anos, morador da Vila Furquim, zona leste de Prudente. Há outras 60 notificações de suspeitas da doença.

Atualizado para correção às 19h30

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.