Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

ConstruSer espera reunir 1,4 mil pessoas em Prudente

Da Redação

Em 22/03/2017 às 19:00

Evento é voltado para trabalhadores da construção civil e seus familiares

(Foto: Arquivo/AI)

O SindusCon de Presidente Prudente aguarda cerca de 1,4 mil trabalhadores da construção civil e seus familiares para a 10ª edição do Encontro Estadual da Construção Civil em Família (ConstruSer), que será no próximo sábado (25), no Sesi do Parque Furquim. O evento contará com a colaboração de 230 voluntários.

Este ano será trabalhada a importância da capacitação do trabalhador como ferramenta para o retorno ao mercado de trabalho. O tema da ação que ocorre em outras nove cidades do Estado de São Paulo é “Construir um novo começo”.

De acordo com a gerente da Regional de Presidente Prudente do SindusCon-SP, Claudia Primolan, o tema busca orientar o trabalhador e incentivar a capacitação para o “momento da retomada” do setor.

“Sabemos que a construção civil demitiu mais de 1 milhão de trabalhadores e a cadeia da indústria da construção civil espera essa retomada ainda no segundo semestre deste ano, para que volte com força para 2018. E tendo esta retomada, a demanda é de empregados cada vez mais qualificados”, ressalta.

 O evento é voltado para a qualidade de vida dos trabalhadores. “Estaremos com várias atividades de lazer, saúde e esporte, como todos os anos. O ConstruSer é uma ação de responsabilidade social, que começa na empresa, com o respeito ao funcionário. E aqui em Presidente Prudente nós temos uma participação muito boa dos trabalhadores e seus familiares”, completa Claudia Primolan.

Além de alertar para o aperfeiçoamento profissional, o ConstruSer 2017 também vai tratar da autovalorização das características pessoais e profissionais do trabalhador; o consumo consciente e impacto no orçamento doméstico e na conservação ambiental e medidas sobre a utilização de materiais descartados como possibilidade de geração de renda complementar das famílias.

As atividades começam às 8h30, com recepção e café da manhã, com intervalo para almoço e sorteios. O Sesi fica na Avenida Ibraim Nobre, 585, Parque Furquim.
 
Temas

Entre os temas que serão abordados em atividades ao longo do dia estão nutrição, saúde, educação, arte, criatividade, inclusão de pessoas com deficiência, sustentabilidade, esporte, cultura e segurança no trabalho.

Os participantes receberão orientações sobre a prática de alimentação saudável, com a proposta de produção de alimentos para a comercialização, como saladas e bolos em potes. Na área de saúde, a escovação correta e os cuidados com a higiene bucal serão mostrados por dentistas.

Além disso, serão distribuídos kits odontológicos infantis. Os participantes também terão à disposição exames de acuidade visual, de glicemia e aferição de pressão arterial.

Sobre educação, o foco para as crianças será a abordagem de temas que desenvolvem a cidadania. Games relacionados ao assunto estarão disponíveis para os momentos de lazer de crianças e adolescentes.

Nas oficinas de arte e criatividade serão ensinadas técnicas de pintura decorativa em tubos de PVC, que seriam descartadas como resíduos de construção, proporcionando a confecção de porta-canetas, vasos, dentre outros.

A educação financeira também estará em pauta e será abordada a partir do consumo consciente, priorizando o equilíbrio do orçamento doméstico e a redução do impacto ambiental.

Os trabalhadores e desempregados ainda terão oficinas e palestras sobre competências profissionais como postura no ambiente de trabalho, comunicação, liderança, empreendedorismo, atuação em equipe e gestão do tempo.

Na área de cultura e cidadania, apresentações teatrais e atividades lúdicas terão como tema o respeito aos direitos humanos. Jogos de salão, brinquedos tradicionais, dança e esportes aquáticos também farão parte dos momentos de lazer do evento.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.