Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cortes de árvores deverão ser divulgados em Prudente

Projeto visa publicidade para acompanhamento e fiscalização

ROGÉRIO MATIVE

Em 25/03/2017 às 16:39

Proposta prevê a publicidade de parecer favorável a corte ou supressão de árvores no município

(Foto: ROGÉRIO MATIVE)

Você já se assustou ao passar por uma rua e perceber que a árvore que admirava foi cortada? Um projeto de lei pretende obrigar a Prefeitura de Presidente Prudente a divulgar os pedidos atendidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea). A justificativa é para que o munícipe possa realizar o acompanhamento e fiscalização dos serviços na cidade.

De autoria da vereadora Alba Lucena (PTB), a proposta prevê a publicidade de parecer favorável a corte ou supressão de árvores no município. A publicação deverá ocorrer no prazo de dois dias de emissão no site da Prefeitura ou edição impressa, acompanhado de suas justificativas técnicas.

"As árvores e demais formas de vegetação existentes nas ruas, praças, parques e logradouros públicos do perímetro urbano do Município são bens de interesse comunitário. Todas as ações que interfiram nestes bens devem ter sua publicidade para acompanhamento e fiscalização pelo cidadão em nome dos interesses locais e em defesa do meio ambiente", defende a parlamentar.

O documento terá que constar o número do processo administrativo; nome completo do requerente; localização do endereço completo em que será realizado o corte ou a supressão e; justificativa técnica detalhada do órgão competente.

A Prefeitura em seu site oficial disponibiliza aos cidadãos, além de informações institucionais, serviços online e outros. Ora, nenhuma nova despesa há de ser gerada com a inserção de informações sobre publicidade de parecer favorável a corte ou supressão de árvores, com a presente propositura, porque o site já possui estrutura para tal", justifica.

O projeto exclui casos em que o risco de queda é iminente, com a árvore apresentando problemas estruturais ou fitossanitários irreversíveis. Também estão fora da regra situações quando as raízes estiverem expostas, destruindo o passeio público, ou danificando a estrutura de residência próxima, comprometendo todo o imóvel ou parte dele.

O projeto será apreciado na sessão ordinária de segunda-feira (27), a partir das 20h.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.