Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

"Os Sete Samurais" encerra mostra de cinema no Sesc Thermas

Da Redação

Em 27/03/2017 às 12:18

Por este filme, Akira Kurosawa levou o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1954

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (28), a partir das 19h30, o Sesc Thermas de Presidente Prudente exibe o filme "Os Sete Samurais". A produção de 1954 encerra a mostra "Jidaigeki – Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal", que apresentou, ao longo do mês, obras do prestigiado diretor japonês Akira Kurosawa. A sessão é gratuita.

A fim de salvar uma aldeia rural indefesa, cuja população vem sendo repetidamente roubada por ladrões assassinos, sete ronins (samurais errantes) são recrutados e topam proteger o vilarejo e ensinar técnicas de defesa aos moradores em troca de comida. Por este filme, Akira Kurosawa levou o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1954.

Produzida pelo Departamento Nacional do Sesc, o especial de cinema deste mês apresenta quatro obras dirigidas pelo prestigiado cineasta Akira Kurosawa, cujos cenários abordam o Japão do período feudal, que se iniciou por volta de 1190 e durou mais de 700 anos.

Os Sete Samurais

No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados, pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de “ronin”), Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega a uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos.

Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins (samurais errantes), que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam.

Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por um das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado, porém, na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.