Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Caravana promove ações de saúde, massagem, teatro e shows

Da Redação

Em 30/03/2017 às 11:08

Caravana irá apresentar a peça teatral "Ó Xente! E os Direitos da Gente?”, que usará o clássico Dom Quixote

(Foto: Divulgação/Mateus Obst)

Com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), uma caravana que percorre mais de 100 cidades brasileiras levando diversas ações de promoção dos Direitos Humanos chega nesta quinta-feira (30) a Presidente Prudente, com várias atividades gratuitas.

Entre as atividades oferecidas estão atendimento de saúde, corte de cabelo, massagem, teatro e shows musicais. Aos motoristas, haverá palestras sobre temas importantes no cotidiano das estradas, como violência no trânsito, exploração sexual de crianças e adolescentes e uso de entorpecentes.

Devido ao grande número de homens nesta categoria, o projeto também conversará com este público sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha.

Exames de Saúde

A natureza itinerante de trabalho a que a categoria é submetida faz com que os profissionais das estradas encontrem grande dificuldade em cuidar da saúde.

De acordo com estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 55% dos motoristas não têm o hábito de passar por exames preventivos de saúde. Ao mesmo tempo, 24% utilizam ou já utilizaram medicamentos controlados. Desse total, 58% para hipertensão. Cerca de 60% não praticam exercícios físicos.

Por isso, a caravana oferece em todos os seus eventos o Espaço da Saúde, que conta com o apoio de profissionais especializados das Secretarias da Saúde dos municípios visitados. Nele, os visitantes passam por testes de glicemia, pressão arterial, são vacinados e fazem exames rápidos de HIV e sífilis, além de outros serviços.

A caravana irá apresentar a peça teatral "Ó Xente! E os Direitos da Gente?”, que usará o clássico Dom Quixote como referência para mostrar a busca dos cidadãos pela conquista e exercício dos Direitos Humanos.

A peça é encenada pelos próprios motoristas e produtores do projeto.

Concurso

Para os motoristas profissionais, o concurso Caminhoneiro do Ano convidará habilitados nas categorias C, D e E a testarem seus conhecimentos e premiará o melhor colocado com um caminhão zero quilômetro, no valor de R$ 350 mil.

Serviço

A parada em Prudente será no Posto Rodotruck, localizado na Avenida Joaquim Constantino, 7000, Parque Central. Todas as ações são gratuitas e acontecem das 13h às 22h.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.