Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bate- papo gratuito debate saúde da mulher negra em PP

Da Redação

Em 12/04/2017 às 09:06

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove, na noite desta quarta-feira (12), um bate-papo gratuito sobre a saúde da mulher negra. Comandado pela doutora Cláudia Alessi, a conversa acontece das 18h30 às 20h, com a missão de abordar os principais cuidados que se deve ter com algumas doenças muito específicas que afetam a qualidade de sobrevida das negras.

Coordenadora de extensão do curso de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Cláudia Alessi traz, em sua fala, um alerta para o diagnóstico e tratamento das doenças mais comuns entre a população afrodescendente, como a anemia falciforme, enfermidade genética predominante entre negros, além de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, que também são mais comuns em negros por conta dos fatores ligados à alteração genética e à miscigenação.

Segundo o Instituto da Mulher Negra, fundado em 1988, as mulheres negras têm 50% a mais de chances de desenvolverem diabetes que as brancas. Além disso, existe um agravante: no diabético, a ocorrência de hipertensão arterial é duas vezes maior que na população geral.

Portanto, as mulheres diabéticas estão mais expostas à gravidez de alto risco. Porém, assim como a pressão alta, a diabetes, apesar de crônica, pode ser controlada com a adoção de hábitos saudáveis e medicação prescrita, quando houver necessidade.

De acordo com a monitora de esportes do Sesc Thermas Andréa Mello, responsável pela organização do bate-papo, a atividade ocorre de maneira dinâmica e interativa, buscando conscientizar sobre as enfermidades específicas das mulheres negras, que na maioria das vezes são desconhecidas.

“É uma oportunidade de aprender mais sobre um assunto que muita gente não sabe, em uma conversa participativa com uma profissional capacitada como a Dra.ª Cláudia, com a utilização de vídeos e slides, convidando o público a participar junto”, explica.

O encontro será na área de convivência do Sesc Thermas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.