Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente espera vacinar 51 mil contra gripe a partir de segunda

Da Redação

Em 13/04/2017 às 14:36

Vacina é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves da gripe

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

A partir da próxima segunda-feira (17), cerca de 51 mil pessoas deverão ser vacinadas durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, em Presidente Prudente.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), a campanha segue até 26 de maio. O “Dia D” está marcado para 13 de maio. A vacina é trivalente e imuniza contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.

“A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves da gripe”, declara a diretora da VEM, Elaine Bertacco.          

Podem tomar a dose aqueles que se enquadrem nos grupos prioritários, ou seja, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica. Também têm direito trabalhadores da área da Saúde, professores da rede pública e particular e povos indígenas.

Em Presidente Prudente, a previsão é imunizar pelo menos 90% do público-alvo. A estimativa populacional do município aponta que o grupo de idosos é o mais volumoso entre os beneficiados, com 28.570 munícipes.

Já crianças entre 6 meses e 5 anos somam 11.767 pessoas. Trabalhadores da saúde correspondem a 8.691 pessoas. Já as gestantes são 2.160 e puérperas, 355 mulheres. Ao todo, são 51.543.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) vão disponibilizar as doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O vírus

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.