Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

AME pretende evitar poluição sonora com Campanha do Silêncio

Da Redação

Em 17/04/2017 às 19:07

Com ampla programação, ação pretende evitar a poluição sonora e garantir qualidade de vida dos pacientes

(Foto: Cedida/AI)

Por meio de um decibelimetro – aparelho utilizado para medir o nível de pressão sonora -, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente constatou ruídos que ultrapassavam os 90 decibéis (dB); o dobro da máxima considerada “tranquila” pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por conta disso, entre os dias 17 e 28 de abril, o ambulatório realizará a 1ª edição da “Campanha do Silêncio”, a qual contará com uma programação diversificada.

De acordo com uma das responsáveis pela campanha, a assistente social Camila Ali Fracasso, além da diminuição da pressão sonora, a tarefa tem por finalidade aumentar o índice da Pesquisa de Satisfação de Pacientes (PSAT), em relação ao silêncio, que na última avaliação, realizada ao fim do mês passado, resultou em 88 - de 100.

Para tanto, diversas atividades serão realizadas durante a primeira edição da campanha. “Orientação para colaboradores e pacientes, divulgação de cartazes e fôlders, instalação de placas informativas, além de palestras com profissionais da fonoaudiologia”, diz.

"Uma das principais intenções dos trabalhos é torna-los permanentes. Sendo assim, continuamente estes conceitos serão reforçados”, informa.

O valor do silêncio

Conforme a supervisora de audiologia do AME, Vivian Andrade Sabo Ruy, a importância do silêncio no ambiente hospitalar consiste em garantir a qualidade de vida de pacientes e funcionários.

Segundo a especialista, entre os agravantes do excesso da poluição sonora estão: o desenvolvimento da gastrite, insônia, depressão, retardo no tratamento, maior sensibilidade a dor, aumento da pressão arterial, perda de audição, entre outros.

Desta maneira, Vivian alerta sobre a necessidade da boa prática dentro do AME ou qualquer ambiente hospitalar. “Atitudes pequenas, como falar mais baixo e evitar o uso de celular, por exemplo, geram grandes benefícios a todos, inclusive a si próprio”, fala.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.