Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente mantém estado de alerta para surto de dengue

Zona leste concentra maior número de casas com recipientes abrigando larvas

Da Redação

Em 19/04/2017 às 18:04

IB foi calculado em 3,0, o que coloca Prudente em situação de alerta

(Foto: Arquivo/Secom)

Apesar de contabilizar apenas cinco casos de dengue em quatro meses, A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) mantém o estado de alerta para surto de dengue em Presidente Prudente.

A medida teve como base o novo Índice de Breteau (IB), que aponta a estimativa de recipientes encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Divulgado nesta quarta-feira (19), o IB foi calculado em 3,0, o que coloca Prudente em situação de alerta, conforme a referência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cabe lembrar que o índice abaixo de 1,0 é considerado tolerável, de 1,0 até 3,9 é situação de alerta e superior a 4,0 é tido como risco de surto.  

A VEM divulgou ainda o Índice Predial (IP), que aponta a porcentagem de imóveis em que havia recipientes com larvas do Aedes aegypti. De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, os agentes de endemias realizaram a pesquisa em 4.550 imóveis de todas as áreas da cidade, no período de 1º a 31 de março.  

“Comparando com a pesquisa realizada no mesmo período de 2016, tivemos uma queda nos índices, já que no ano anterior o IB ficou em 6,6 e enfrentamos o maior surto de dengue na história da cidade”, relata.

Ajudinha

“O que ajudou nessa queda foi a mobilização de forma mais efetiva da população, de entidades, igrejas, associações e também aos mutirões de limpeza e orientação realizados aos sábados pela Vigilância Epidemiológica e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”, completa.

No entanto, ela alerta sobre os recipientes encontrados com larvas. "Poderia ter sido facilmente eliminados, sobretudo pratos de plantas", pontua.

Zona leste em perigo

A área que apresentou o maior índice foi a área 4, na zona leste da cidade, com IB de 6,4 ( a cada 100 imóveis existem 6,4 recipientes contendo larvas do mosquito) e IP de 5,0. Os bairros que compreendem essa área são: Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Jardim Brasília, Jardim Planalto, Santa Mônica, entre outros.

Em segundo lugar ficou a área 3 na zona centro sul com IB de 3,4 e IP de 2,5, onde estão os bairros Jardim das Rosas, Central Park, Icaraí, Morumbi, Cinquentenário, Cerejeiras, Bela Dária, Jardim Bongiovani, Industrial e Vila Formosa.

Em contrapartida a área 7, na zona norte, foi a que apresentou o menor índice, com IB 1,0 e IP também 1,0.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.