Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Conheça alguns motivos para doar sangue e salvar vidas

Da Redação

Em 22/04/2017 às 11:53

Doação é rápida e todo o processo não dura mais que uma hora

(Foto: Arquivo/AI)

Você sabia que o sangue é responsável por transportar importantes substâncias para o funcionamento do nosso organismo? Além disso, concentra quase todas as defesas do sistema imunológico do corpo. Por isso é tão importante doar sangue, uma ação que pode ajudar a salvar muitas vidas. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Se você nunca doou, seja por medo ou falta de tempo, confira alguns motivos para ajudar quem precisa. A doação é rápida e todo o processo não dura mais que uma hora.

Doar sangue é muito simples e fácil. As etapas para o processo são: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica que inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde, voto de auto-exclusão, o ato da doação e o lanche pós-doação.

O doador tem direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada. Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar. Apesar da legislação vigente, vale ressaltar que a doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta e, portanto, não deve ser encarada como um benefício próprio.

O que precisa para doar?

Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização)

Pesar no mínimo 50kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.