Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha de vacinação contra gripe entra na terceira etapa

Da Redação

Em 27/04/2017 às 10:15

Nesta fase, têm prioridade as grávidas, mães recentes, crianças a partir dos seis meses e até cinco anos de idade, e indígenas

(Foto: Arquivo/Secom)

A campanha de vacinação contra a gripe entra em sua terceira etapa. Desde o último dia 24 de abril, mulheres grávidas, mães recentes, crianças a partir dos 6 meses até cinco anos de idade, e indígenas têm prioridade para serem vacinados.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde decidiu desenvolver a campanha por etapas devido o Ministério da Saúde encaminhar a distribuição das vacinas de forma gradativa.

Etapas

A campanha teve início no 10 de abril. A prioridade na primeira etapa foi para a imunização de servidores da saúde dos hospitais. Na segunda etapa, iniciada na semana seguinte, dia 17, foram vacinados os idosos a partir dos 60 anos de idade e os servidores públicos e privados ligados ao setor de Saúde.

A terceira etapa está em desenvolvimento e a quarta etapa começa no próximo dia 2 de maio, para pacientes de comorbidades (doenças como distúrbios cardíacos, hipertensão e câncer, por exemplo) e de doenças crônicas. Os professores da rede pública e privada são o alvo da quinta e última etapa, a partir de 8 de maio. O dia 13 de maio será o Dia “D” da campanha.

Além de imunizar as pessoas contra a gripe A H1N1, que gerou a pandemia de 2009, a vacina protege a população contra as gripes típicas do inverno: A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Cronograma da campanha:

1ª Etapa: a partir de 10 de abril: trabalhadores da saúde em hospitais.
2ª Etapa: a partir de 17 de abril: trabalhadores da saúde de serviços de saúde públicos e privados.
3ª Etapa: a partir de 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças com pelo menos 6 meses e até 5 anos de idade e indígenas.
4ª Etapa: a partir de 2 de maio, pacientes com comorbidades e doenças crônicas.
5ª Etapa: a partir de 8 de maio: professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores.
13 de maio: Dia “D”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.