Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cepaz reduzirá cursos em proposta de descentralização da Prefeitura

Da Redação

Em 28/04/2017 às 10:00

Máquinas serão distribuídas entre a Vicente Furlanetto e os núcleos que serão criados, segundo Prefeitura

(Foto: Arquivo)

O Centro de Educação Profissional Antônio Zacharias (Cepaz), mantido pela Fundação Vicente Furlanetto, terá a oferta de cursos reduzida em sua sede. De acordo com a Prefeitura, haverá descentralização visando equipar núcleos nos bairros. A proposta faz parte da criação do Centro de Inovação de Presidente Prudente, que funcionará no local.

De acordo com o diretor-presidente da fundação, José Wilmar Ferreira Lima, os cursos de confecção de kits cozinha, bolsas e acessórios, boneca e enxoval de bebê, além dos aprendizados de bordados em máquina industrial e em máquina de pedal serão mantidos, em menor proporção, no Bloco B do prédio e descentralizados para núcleos nos bairros.

“Não vamos mudar nada em relação à perda de cursos, só vamos fazer uma nova logística com a vinda do Centro de Inovação. Inclusive, através de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara [Municipal], queremos mudar o escopo da fundação para que, através de parceria com universidades e empresas, ela possa prestar serviços e receber por isso, gerando assim receita própria”, promete.

De acordo com Lima, a partir de uma parceria firmada com o Fundo Social da Solidariedade, o primeiro bairro contemplado com os cursos será o Jardim Morada do Sol. “Faremos um mix de máquinas onde as pessoas poderão aprender a costurar em um período e a partir do momento em que já adquirir o conhecimento, poderá em um contra turno, e havendo máquinas disponíveis, costurar para ela, para algum familiar ou cliente, assim já conseguindo gerar receita para ela”, pontua.

“Pensando na Cidade Inteligente, é muito mais fácil levar o professor que more próximo ao local da aula a trazer, por exemplo, 20 pessoas do bairro à Fundação. Vamos descentralizar, começando pelo Jardim Morada do Sol. Entretanto, todas as regiões da cidade que contarem com espaço do governo vamos montar núcleos, isso sempre em parceria com o Fundo”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Educacional.

Centro de Inovação

Na semana passada, o prefeito Nelson Bugalho (PTB) foi pessoalmente à Câmara Municipal apresentar o projeto para a transformação da Fundação Vicente Furlanetto em Centro de Inovação. O objetivo do Executivo é aprovar a proposta nos próximos dias.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.