Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em PP, grupos estão abaixo da meta de vacinação contra gripe

Da Redação

Em 08/05/2017 às 19:08

Em Prudente, 52,2% dos idosos do município já foram vacinados contra gripe

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

Após 19 dias de vacinação contra gripe, balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente revela a baixa adesão de três grupos prioritários. A campanha de imunização segue até o dia 26 deste mês.

Até esta segunda-feira (8), 52,2% dos idosos do município já foram vacinados contra gripe, o que corresponde a 14.916 doses aplicadas. Já entre as crianças com menos de 5 anos, a cobertura está em 20,27%, com 2.385 vacinações.

As gestantes, por sua vez, tomaram 702 doses até o momento, atingindo 32,5% do público-alvo, e as puérperas (mães que deram à luz há até 45 dias), 42,2% já se imunizaram, ou seja, 150 vacinas aplicadas.

A vacina é trivalente e imuniza contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. Podem tomar a dose aqueles que se enquadrem nos grupos prioritários, ou seja, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica. Também têm direito trabalhadores da área da Saúde.

Professores

A partir desta segunda, professores também já podem se imunizar contra a gripe na campanha. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, esta é a primeira vez que os professores são vacinados contra a influenza.

“São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação. Pedimos que compareçam aos postos de saúde, apresentando o crachá ou holerite”, ressalta.

A meta é vacinar 51 mil pessoas em Prudente.

O vírus

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.