Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Parque do Povo poderá ser vigiado por câmeras

Projeto prevê 50 pontos com probabilidade de ocorrências e delitos

Da Redação

Em 12/05/2017 às 21:15

Durante o encontro, major Carlos Victor Negri da Silva apresentou os pontos que poderão receber as câmeras

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Um dos principais cartões postais de Presidente Prudente, o Parque do Povo poderá receber monitoramento por câmeras em toda sua extensão. O plano de instalação do sistema de segurança foi discutido, nesta sexta-feira (12), entre representantes da Prefeitura e Polícia Militar. A previsão é implantar cerca de 50 equipamentos nas avenidas 14 de Setembro e 11 de Maio, além de áreas internas do parque.

Durante o encontro, o comandante interino do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I), major Carlos Victor Negri da Silva, apresentou os pontos que poderão receber câmeras.“Lugares onde há maior aglomeração de pessoas ao longo do dia, pontos de maior passagem de veículos e que há maior probabilidade de ocorrência de delito. Reunimos esses três critérios e trouxemos essa sugestão para o projeto da Prefeitura”, declara.

“As imagens serão monitoras e armazenadas, e poderão ser utilizadas pelas polícias Militar e Civil na identificação de autores de delitos, em situações de anormalidade, como acidentes ou congestionamentos, enfim, auxilia de uma maneira geral no trabalho operacional da polícia”, completa.

Segundo o secretário municipal de Assuntos Viários, Osvaldo Francisco da Silva, o projeto está em fase de elaboração com implantação prevista para o segundo semestre deste ano. “Após a instalação do sistema de monitoramento no Parque do Povo, queremos ampliar esta iniciativa para outros pontos da cidade, desde a região central até as vias de entrada ao município”, adianta.

Sonho antigo

O monitoramento de pontos estratégicos é sonho antigo da Polícia Militar. Em 2011, áreas do Centro e vias de grande fluxo receberam dispositivos, contudo, alguns foram desativados após desinteresse do Poder Público e de comerciantes devido o alto custo.

Novas lâmpadas

Na próxima segunda-feira (15), o Parque do Povo ganhará uma nova iluminação, englobando a quadra coberta e campo sintético. A ordem de serviço é para a troca das lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED.

Segundo a Prefeitura, a medida deve gerar economia de 515 MW/ano, equivalente ao consumo anual de 285 residências - cada residência gasta em média 150kW/h. Já a economia com a iluminação do campo sintético e da quadra será o equivalente ao consumo de energia de 35 residências, em média.

A Prefeitura espera evitar o gasto de R$ 100 mil por ano em consumo de energia. O projeto é resultado de um convênio firmado com o Ministério dos Esportes. Os trabalhos devem ser finalizados em 30 dias.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.