Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Filme de maior bilheteria do cinema indiano é exibido no Sesc Thermas

Da Redação

Em 15/05/2017 às 09:38

Os tais idiotas do título são Raju (Sharman Joshi), Rancho (Aamir Khan) e Farhan (Madhavan) se conhecem na faculdade de Engenharia

(Foto: Divulgação)

Nessa terça-feira (16), às 19h30, o projeto Cine Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta o longa-metragem "3 Idiotas". A comédia é a maior bilheteria de todos os tempos na Índia e o filme indiano mais rentável nos EUA, além de ter conquistado 16 dos 27 prêmios do International Indian Film Awards 2010.

A sessão faz parte da mostra de cinema "Bollywood", que apresenta no mês de maio um panorama desta poderosa indústria por meio de filmes emblemáticos e premiados, que possibilita um olhar amplo e diversificado da produção cinematográfica indiana, o maior polo produtor de filmes do mundo atualmente.

Mais sobre 3 Idiotas

Os tais idiotas do título são Raju (Sharman Joshi), Rancho (Aamir Khan) e Farhan (Madhavan), que se conhecem na faculdade de Engenharia, na qual estão por razões distintas e não exatamente por vontade própria.

Boa parte da história é narrada por flashback, com a voz em “off” de Farhan, que trata de informar os detalhes do relacionamento do trio, que viveu poucas e boas desde que iniciaram o curso universitário, até que seus caminhos foram se dividindo.

A união dos amigos foi propiciada pela figura subversiva de Rancho, questionador dos métodos adotados e dos conteúdos ministrados pelos professores de faculdade, que envolvem memorizações mecânicas e teorias que soam muito distante da realidade que espera aos alunos.

A produção mescla a comédia com um tom crítico e dramático. Ela mostra de maneira perceptível a educação rígida da Índia e as diferentes formas de obtenção de conhecimento, seja pelo árduo ensino e memorizações mecânicas ou pela pesquisa e forma questionadora de Rancho.

Além de tratar da questão dos métodos de ensino e conhecimento, também discute sobre várias outras, como o direito dos filhos à escolha do curso ideal (que era o caso de Farhan que desejava ser fotógrafo e só cursava engenharia por causa do pai) e também fala de atitudes drásticas como o suicídio, quando Raju tenta tirar a própria vida ao ver que corre o risco de desapontar a mãe necessitada. Tudo isso faz do filme uma constante e importante discussão sobre temas mais que interessantes.

A entrada é gratuita.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.