Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 354 MW de potência, Hidrelétrica de Rosana completa 30 anos

Da Redação

Em 17/05/2017 às 11:32

Última usina da cascata do Paranapanema, unidade tem reservatório do tamanho de 34 mil campos de futebol

(Foto: Cedida/AI)

Com cerimônia festiva no dia 20 de maio de 1987, a Hidrelétrica de Rosana – localizada na cascata do rio, no ponto mais próximo da foz – colocava em operação o seu primeiro grupo gerador. A obra seria finalizada quase 10 anos depois, em 1996, quando os quatro grupos geradores passaram a operar, capacitando a usina a gerar 354 MW de energia limpa.  

Iniciada em 1980, a usina foi construída tendo de um lado Rosana (SP) e do outro, Diamante do Norte (PR). Apesar das dificuldades econômicas que afetaram as obras das hidrelétricas nas décadas de 1980 e 90, Rosana prosseguiu em ritmo normal.

Seu reservatório de 261 quilômetros quadrados, equivalente a 34 mil campos de futebol, possui mais de 430 quilômetros de bordas alcançando 13 municípios, cinco deles paulistas e oito, paranaenses.

Uma vez instalado, extrapolou sua finalidade principal, que é prover a usina da água necessária à geração, e passou a atender a usos múltiplos pela comunidade. A beleza cênica e a qualidade das águas impulsionaram o turismo na região, e as cidades banhadas pelo represamento vêm encontrando na atividade turística uma forte vocação econômica.

Hoje sob a concessão da Rio Paranapanema Energia – subsidiária do Grupo CTG no Brasil –, a usina é aberta para escolas de ensinos fundamental, médio e universitário, e grupos vinculados a instituições governamentais e não governamentais.

Conduzidos por monitores especialmente treinados e seguindo a um roteiro técnico, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o funcionamento da hidrelétrica e ficar por dentro dos programas ambientais da companhia. Agendadas, as visitas devem ser solicitadas pelo site ctgbr.com.br/contato/

O Rio

Com 930 quilômetros de extensão, o Paranapanema é um grande rio de águas limpas. Em seu curso acidentado, com um desnível próximo de 600 metros, as quedas foram aproveitadas para a geração de energia elétrica desde a pequena usina Paranapanema, implantada em 1936.

A partir de 1958, com a inauguração da usina Salto Grande – a primeira construída pelo governo do Estado de São Paulo, num projeto arrojado, de repercussão nacional –, o Paranapanema confirmaria sua vocação de mover turbinas e alavancar o progresso. Hoje, suas águas alimentam 11 hidrelétricas, produzindo energia limpa e renovável para os brasileiros.

RAIO-X

Localização – entre Rosana (SP) e Diamante do Norte (PR)
Turbinas – 4 tipo Kaplan
Potência – 354 MW
Área do reservatório – 261 Km²
Perímetro – 433 Km
Cidades banhadas: Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Rosana, Sandovalina e Teodoro Sampaio, na margem paulista; Diamante do Norte, Inajá, Itaguajé, Jardim Olinda, Paranapoema, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá e Terra Rica, do lado paranaense.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.