Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Por meta, Prudente faz "corujão" para vacinar contra gripe

UBSs do Santana, Guanabara, Vila Real e Cohab terão plantão noturno

Da Redação

Em 19/05/2017 às 16:43

Cohabão é uma das quatro unidades que atenderão no período noturno na próxima semana

(Foto: Olímpio Moura/Secom)

Com o objetivo de atingir a meta de 90% do público prioritário, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente realizará plantão especial para vacinação na última semana da Campanha de Imunização contra Gripe.

Do dia 22 ao dia 26, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Jardins Santana e Guanabara, Vila Real e Cohab atenderão das 17h às 22h. "O Plantão Coruja de Vacinação tem como objetivo oferecer uma oportunidade a mais, nesta última semana da campanha de imunização contra a gripe, para que, público prioritário possa receber a dose da vacina", frisa a diretora da VEM, Elaine Bertacco.

Até o momento, o município atingiu 66,15% da meta que é de vacinar 90% do público prioritário."O horário alternativo visa atender ao público prioritário que trabalha durante o dia e ainda não conseguiu atualizar a carteira de vacinação, além daqueles que não conseguiram levar os filhos menores de cinco anos", reforça.

Prudente já vacinou 74,48% dos idosos, ou seja, 21.278 doses aplicadas. Em relação às crianças, a cobertura atinge 44,53%, totalizando 5.248 menores de cinco anos imunizados contra gripe.

As puérperas somam 72,96%, de uma população de 355 pessoas. Já os trabalhadores da Saúde somam, até agora, 66,15%, totalizando 6.016 doses de vacina.

A vacina é trivalente e imuniza contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. Podem tomar a dose aqueles que se enquadrem nos grupos prioritários, ou seja, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica. Também têm direito trabalhadores da área da Saúde.

O vírus

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.