Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Busca por tratamento contra álcool e drogas cresce 8,6%

Dados mostram aumento entre os anos de 2015 e 2016 na região de PP

Da Redação

Em 29/05/2017 às 11:27

No ano passado, 25,1% dos assistidos concluíram o tratamento até o final e receberam alta melhorada

(Foto: Cedida/AI)

O número de pacientes que buscam tratamento contra o vício do álcool e das drogas aumentou em três comunidades terapêuticas na região de Presidente Prudente. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29), pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF).

Mantidas pela associação, as três comunidades, que oferecem apoio multiprofissional aos assistidos, registraram 450 novas internações em 2016, contra 414 em 2015, revelando um aumento de 8,6%.  

No ano passado, 25,1% dos assistidos concluíram o tratamento até o final e receberam alta melhorada. Já em 2015, o índice foi maior, alcançando a casa dos 31,8%.

O motivo da crescente está atrelado ao volume de pacientes que buscam por triagem e o atendimento no AME de Presidente Prudente, que funciona como Ambulatório de Álcool de Drogas.

De acordo com a coordenadora do serviço, Márcia Braga da Costa, em 2016, além dos encaminhamentos para as comunidades terapêuticas, o ambulatório de triagem foi o responsável por mais de 1.260 atendimentos.

No AME, a família dos assistidos também recebe apoio diário por uma equipe multiprofissional. “Por meio de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros, o ambulatório avalia o histórico de cada assistido e, quando necessário, com a consciência e aceitação, encaminha para as comunidades terapêuticas. Porém, muitos pacientes são tratados no próprio ambulatório e, com as atividades diárias, nem precisam ser internados”, explica Márcia.

Triagem para internação

O Ambulatório de Álcool e Drogas é responsável pela triagem dos pacientes que desejam tratamento, seja ambulatorial ou internação. No entanto, em muitos casos o acompanhamento ambulatorial já se faz necessário. Para ter acesso basta ir até o AME de Prudente, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de encaminhamento. O telefone para contato é: (18) 3918-9850.

Comunidades terapêuticas

Em Pirapozinho, o Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus acolheu 275 assistidos homens nos anos de 2015 e 2016. Já o Lar Nossa Senhora do Carmo na Providência de Deus, em Álvares Machado, que também atende assistidos masculinos, foi o responsável por 415 atendimentos nos dois anos e o Lar Santa Teresinha do Menino Jesus na Providência de Deus, localizada no distrito de Montalvão, comunidade feminina, registrou 173 atendimentos no mesmo período.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.