Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura quer preservar área com fósseis de 70 milhões de anos

Da Redação

Em 29/05/2017 às 17:12

Prefeitura quer garantir a preservação do sítio arqueológico e a continuidade dos trabalhos

(Foto: Cedida)

Área de escavações na zona sul de Presidente Prudente contará com a identificação da dominialidade da área. De acordo com a Prefeitura, a medida é uma forma de garantir a preservação do sítio arqueológico e a continuidade dos trabalhos. No local, pesquisadores encontraram fósseis de pequenas aves que podem ter mais de 70 milhões de anos.

O terreno está localizado entre o Bairro São João e o Residencial Dahma III. "Ajudará [determinação] no conhecimento científico mundial e  na história e formação de nossa região", diz o prefeito Nelson Bugalho (PTB), que visitou o local.

Um dos integrantes da equipe internacional que realiza as pesquisas, o professor Luis Chiappe, do Museu de História Natural de Los Ângeles, considera o achado como "da maior importância para a ciência mundial, pois são raríssimos os vestígios de aves tão pequenas – semelhantes às atuais – e desse mesmo período histórico, de 70 a 80 milhões de anos”, diz.

Os trabalhos são desenvolvidos pelo pesquisador do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, há 12 anos na região de Prudente. "Foi a partir da importância mundial dessas descobertas que nós organizamos esta equipe internacional, em que estão em Prudente paleontólogos da Costa Rica, México, África do Sul, EUA e Austrália”, pontua.

Dinossauros

Prudente já foi destaque em pesquisas paleontológicas em 2013, quando foram encontrados fragmentos de uma nova espécie de dinossauros – o Brasilotitan nemophagus – numa escavação conduzida por Navas, conforme publicou o Portal.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.