Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha de vacinação segue até sexta-feira apenas para público prioritário

Da Redação

Em 05/06/2017 às 16:44

Vacina disponibilizada desde o dia 17 de abril protege contra os três subtipos do vírus da gripe

(Foto: Arquivo)

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente decidiu que a Campanha de Vacinação contra a Gripe seguirá apenas para os grupos prioritários. Nesta segunda-feira (5), o Ministério da Saúde orientou Estados e municípios a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques.

O público-alvo inclui idosos, crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. A campanha segue até o dia 9 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, apesar da orientação do Ministério da Saúde, a prioridade será atender o público-alvo. "Já que restam menos de 2.600 vacinas e por enquanto, não houve um aditivo das vacinas por parte do Ministério da Saúde", fala.

"Apesar do Ministério da Saúde ter recomendado abrir a vacinação ao público em geral, cabe a cada município avaliar a sua situação e decidir, se tem doses suficientes", pontua.

O município aguarda, até sexta-feira (9), por um novo comunicado do Ministério da Saúde informando se haverá doses extras e se serão estendidas ao público em geral.

A vacina disponibilizada desde o dia 17 de abril protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Segundo o Ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.