Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Hospital Regional recebe certificado para captação de córnea

Da Redação

Em 08/06/2017 às 19:02

A Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Transplantes (CIHT) do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, recebeu o certificado de aprovação para a captação de córneas da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de São José do Rio Preto. De acordo com a unidade, 18 captações já foram realizadas.

“O procedimento é simples, realizado de forma estéril e dura no máximo uma hora. É retirado o globo ocular, acondicionado de forma correta e encaminhado para o banco de olhos, onde é realizada uma avaliação e retirada a córnea”, explica Janaine Fernanda dos Santos, enfermeira responsável pela captação de córneas no HR.

De acordo, com o médico coordenador da CIHT, Renato Ferrari, os tecidos oculares são retirados a partir de técnicas cirúrgicas que não deixam sinais e são devidamente reconstituídos com próteses semelhantes ao aspecto habitual do globo ocular. "A doação não modifica a aparência do doador. A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão", pontua.

“Ser um doador, é necessário que a pessoa demonstre sua vontade para os familiares em vida, esse simples gesto pode mudar muitas vidas”, finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.