Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

HR registra alta de 30% em casos de dermatite e psoríase

Da Redação

Em 12/06/2017 às 11:06

Dermatite atópica, dermatite seborreica e psoríase são as patologias com maior incidência neste período

(Foto: Cedida/AI)

Máximas de 30º e mínimas de 11º graus. Variação comum em Presidente Prudente nas últimas semanas, em que as manhãs são conhecidas pelas baixas temperaturas e as tardes se revelam quentes e secas, é a responsável pelo aumento de 30% em consultas dermatológicas no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”.

De acordo com a dermatologista do HR, Marilda Aparecida Milanês Morgado de Abreu, a prevalência de atendimentos neste período é em relação aos diagnósticos de dermatite atópica (ressecamento e vermelhidão com coceira nas dobras e rosto), dermatite seborreica (caspas e descamação no rosto e sobrancelhas) e a psoríase (doença na qual as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que causam coceira).

“São pacientes que recorrem com maior frequência ao hospital e, com isso, aumenta o fluxo ambulatorial em 30%”, explica a especialista. Os encaminhamentos dos pacientes são realizados por meio do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). “Eles já realizam um acompanhamento mensal no ambulatório, no entanto, com o agravo do quadro clínico, eles são encaminhados para o HR”, esclarece Marilda.

Ainda conforme a especialista, os motivos de tais ocorrências estão ligados à instabilidade climática, observada na região de Prudente, principalmente em relação as características do outono, onde aumenta-se a incidência de ventos, reduz a temperatura, intensifica-se os nevoeiros pela manhã e existe a redução da umidade relativa do ar.

“Como resultado destes fatores, as glândulas diminuem sua produção e, consequentemente, a pele resseca. Para àqueles que já possuem uma patologia na derme, os efeitos são ainda mais severos”, esclarece.

Marilda alerta também sobre o inverno, estação meteorológica que tem início no dia 21 de junho. “A quantidade de assistência médica envolvendo os respectivos distúrbios, pode ser ainda maior”, finaliza.

Orientação para as estações outono/inverno

• Evite tomar banhos quentes e demorados;

• Aplique hidratantes específicos para cada tipo de pele, de acordo com a prescrição médica;

• Diminua o uso de sabonetes;

• E não esqueça de utilizar os fotoprotetores.

Alterada para correção às 17h39

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.