Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Energisa unifica operação de cinco distribuidoras; fatura tem mudança

Da Redação

Em 14/06/2017 às 17:12

Com a junção dos sistemas e processos, distribuidoras passam a se chamar Energisa Sul-Sudeste

(Foto: Cedida/AI)

A partir do dia 3 de julho, o Grupo Energisa vai unificar, em uma única empresa, os processos e operações das cinco concessões de distribuição que ficam nas regiões Sul e Sudeste do país.

Com a mudança, as distribuidoras Energisa Caiuá, Energisa Bragantina, Energisa Vale Paranapanema, Energisa Nacional e Energisa Força e Luz do Oeste passam a se chamar Energisa Sul-Sudeste (ESS).

Após a unificação, a ESS atenderá 756 mil clientes, em 82 municípios e em uma área de cobertura de pouco mais de 30 mil km². A empresa vai operar com 1,4 mil colaboradores, número total de todos os profissionais que hoje já compõem cada uma das distribuidoras.

O objetivo deste agrupamento, que foi aprovado pelo órgão regulador do setor elétrico, a Aneel, é obter sinergia nos processos para melhorar, ainda mais, os serviços prestados aos consumidores por meio da integração dos sistemas utilizados pelo Grupo.

“O agrupamento das concessões representa a conclusão de um ciclo de mudanças que começou com a aquisição das distribuidoras, em 2014. As alterações, que incluíram mudanças de marca, nomes, procedimentos e estrutura organizacional, tem agora um novo desdobramento com a unificação dos processos, dos sistemas de TI e das empresas que compõem a ESS”, explica o diretor presidente das empresas, Gabriel Alves Pereira Junior.

Para o dia a dia do consumidor, na prática, serão três mudanças principais: a fatura da conta de luz ganhará um novo layout apresentando mais facilidade na leitura dos dados e transparência das informações, a identificação das Unidades de Consumo (UC) terá o acréscimo de um número inicial, que corresponde ao código da distribuidora no Grupo Energisa e um dígito verificador final e o atendimento via telefone passará a ser feito pelo número 0800 70 10 326, que atualmente atende à Energisa Caiuá, mas valerá para os demais clientes, somente a partir de 3 de julho.

Além disso, outro ponto a ressaltar é que as atuais sedes de cada uma das empresas continuarão funcionando normalmente onde já existem. “Não haverá mudanças de estruturas físicas entre as distribuidoras. O consumidor pode ficar tranquilo. As empresas manterão normalmente suas operações e serviços em cada uma das cidades, sem qualquer prejuízo ao cliente. Nosso objetivo, ao contrário, é melhorar o atendimento e tornar os serviços e processos mais ágeis”, reforça o executivo.

A fusão também resultará no aumento do capital social da nova companhia, com garantias físicas mais robustas proveniente dos ativos das atuais cinco unidades da ESS. Essa nova composição dará maior poder de negociação junto às entidades financeiras para a aquisição de crédito com taxas de juros mais baixas. Adicionalmente, a empresa terá melhores condições para realizar os investimentos necessários em determinados locais da área de concessão sem que o aporte tenha tanto peso na composição da tarifa.  As metas dos indicadores de qualidade (DEC e FEC), que são feitas separadamente, passarão a ser estabelecidas para uma única empresa.

“Com a fusão, a Energisa Sul-Sudeste terá mais força para investir na melhoria da qualidade do fornecimento de energia para os consumidores. A junção das empresas trará inúmeros benefícios, pois teremos a consolidação do trabalho que já é desenvolvido para atender as cinco distribuidoras. Ganharemos corpo de uma só empresa”, destaca o executivo.

O diretor presidente da ESS explica que mudança colocará em prática o modelo de operação que hoje já se busca no dia a dia das empresas.

“Nós já pensamos e planejamos as operações destas distribuidoras como uma empresa única, mas os processos ainda são realizados de forma separada. O agrupamento colocará em prática esse modelo e nos proporcionará ganhos relevantes, como centralização de todas as informações em uma só empresa. Nossos processos serão mais ágeis, conquistaremos muito com essa mudança”, finaliza Gabriel.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.