Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Imóveis públicos terão que contar com captação de água de chuva

Projeto aprovado em PP determina sistema para novas edificações

ROGÉRIO MATIVE

Em 20/06/2017 às 12:27

A Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou, na noite dessa segunda-feira (19), projeto de lei que obriga a instalação de sistema de captação e aproveitamento de água de chuva em novas edificações de propriedade do município.

A proposta é do vereador Adão Batista (PSB), que institui a obrigatoriedade de incluir nos projetos a instalação de sistemas com requisitos para uso de água de chuva proveniente de coberturas para fins não potáveis. "Trata-se de um projeto de lei de caráter geral e abstrato, que define requisitos de sustentabilidade ambiental a serem observados em construções e obras futuras do Poder Público Municipal, questão inviável, portanto, de ser compreendida como mero ato de gestão do Executivo", justifica.

Segundo ele, a medida engloba apenas novos prédios. "De forma que não se impõe, de imediato, gastos desarrazoados ao gestor, retirando-lhe sua capacidade de planejamento financeiro", fala.

O objetivo é promover a redução do consumo de água e utilização de fontes alternativas de aproveitamento nas edificações públicas. Conforme o projeto, o município deve incluir a obrigatoriedade nos editais de licitação.

A lei, caso seja sancionada pelo Executivo, não será aplicada quando ficar comprovada a inviabilidade técnica de instalação do sistema. "O planejamento e a execução da propositura, quando aplicada no ordenamento jurídico municipal, por certo ficarão a cargo do Poder Executivo, que poderá executar suas novas obras e construção de novas edificações, atendendo aos requisitos gerais estabelecidos na norma aqui proposta, conforme sua disponibilidade orçamentária e adequado planejamento fiscal", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.