Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra aumento de 134% em casos de violência contra idoso

Da Redação

Em 20/06/2017 às 16:25

Com 200 participantes, evento abordou o aumento da violência contra o idoso em Prudente

(Foto: Secom)

O Centro de Referência Feliz Idade de Presidente Prudente recebeu, nesta terça-feira (20), evento de conscientização sobre o aumento da violência contra o idoso. A atividade contou com mais de 200 idosos.

A ação foi realizada pelo Sesc Thermas, através do Grupo Iluminar, que apresentou uma leitura dramática sobre o tema, além de abordar o número de ocorrências registradas neste ano.

Conforme a assistente social da Delegacia de Proteção ao Idoso, Solange Andrés Morrone, foram registrados 293 boletins de ocorrência, onde idosos foram vitimas de crimes, apenas neste ano.

No primeiro semestre de 2010, foram 121 boletins. Se comparado os dois períodos, o aumento é de 134% nos últimos sete anos. A delegacia foi inaugurada em 2010; naquele ano, foram 218 ocorrências.

Segundo a assistente social, os crimes mais comuns são: ameaça, injúria, calúnia, perturbação do sossego, abandono, maus-tratos, apropriação financeira e negligência. Os quatro últimos crimes são praticados por familiares ou que possuem grau de afinidade e convivência com a pessoa idosa - filho, neto, sobrinho.

Conscientização

De acordo com a gerente do Centro de Referência, Gisleine Oliveira, a ação tem o objetivo de conscientização da população. “Queremos empoderar os idosos, reforçar o diálogo e promover o respeito, para que a sociedade adote uma postura de comprometimento e cuidados com a população idosa”, pontua.

O Centro de Referência do Idoso oferece Atendimento Multidisciplinar Ambulatorial. O serviço conta geriatra, assistente social, enfermeiro e fisioterapeuta, que atende 900 idosos. As atividades físicas recebem aproximadamente 280 pessoas. O órgão conta ainda com atendimento domiciliar, que atende 130 idosos acamados.

Serviço

 A Delegacia de Proteção ao Idoso fica na Avenida Antônio Canheti, 835. Já o Centro de Referência da FelizIdade fica na Rua Ribeiro de Barros, 1347. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (18) 3222-7700.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.