Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas oferece aulas para prevenção de quedas em idosos

Da Redação

Em 26/06/2017 às 12:09

Número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, causadas principalmente por quedas, cresceu 37% entre 2000 e 2007

(Foto: Arquivo)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove, a partir dessa terça-feira (27), aulas abertas com exercícios que auxiliam no equilíbrio postural dos idosos. Ministrada pelos instrutores de atividades esportivas, a ação integra a Semana de Prevenção de Quedas em Idosos. Oferecida em diversos horários, tem participação gratuita.

As aulas ocorrem nos dias 27 e 29, às 8h30, 9h30, 15h e 17h; e nos dias 28 e 30, às 8h30, 9h30 e 17h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas previamente na central de atendimento do Sesc Thermas.

Neste ano, as ações se baseiam no lema "Um passo de cada vez – não caia em armadilhas", dando ênfase ao cuidado com a atenção na execução de qualquer tarefa, principalmente ao caminhar.

A realização de duas ou mais tarefas, simultaneamente, é comum no cotidiano e representa uma capacidade vantajosa, porém, é desejável que os idosos tenham mais cautela e prudência em situações desafiadoras, como andar em lugares mais movimentados usando o telefone celular, ou em pisos escorregadios ou desnivelados, ou ainda com bruscas mudanças de direção ao caminhar e carregar objetos.

A queda de idosos é um problema de saúde pública que cresce a cada ano no Brasil. Segundo dados da Universidade Federal de São Paulo, cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente.

Conforme levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, causadas principalmente por quedas, cresceu 37% entre 2000 e 2007. Nesse sentido, a Semana de Prevenção de Quedas visa assegurar a qualidade de vida e promover a autonomia dos idosos, partindo da conscientização do problema.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.