Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Semana da Diversidade tem show, bate-papo e Parada LGBT

Da Redação

Em 03/07/2017 às 15:09

Rico Dalasam, único rapper declaradamente gay da cena musical brasileira

(Foto: Divulgação)

Até o dia 9, Presidente Prudente realiza a Semana da Diversidade LGBT com o objetivo de conscientizar a população sobre o preconceito e discriminação, além de discutir políticas públicas que gerem uma melhor convivência entre as diferenças.

O Sesc Thermas, parceiro do evento, oferece três atividades que colocam em pauta a diversidade sexual e de gênero: exibição do filme "Princesa), show de queer-rap com Rico Dalasam, primeiro rapper assumidamente gay da cena hip hop, e bate-papo com João Nery, o primeiro transhomem a ter sido operado no país, em 1977.

Ativista e primeiro transhomem a ter passado por uma cirurgia de adequação corporal ao sexo com o qual se identifica, João Nery bate um papo com a escritora transexual Nicolli Bueno sobre "Políticas Públicas Para (Trans)formar". A atividade tem mediação da transexual Walleria Sury e o encontro ocorre na próxima quinta-feira (6), a partir das 19h, na área de convivência do Sesc Thermas, com entrada gratuita.

A programação também promove a exibição do filme "Princesa", no bosque da unidade, no dia 5. Dirigido por Henrique Goldman, o longa conta a história real de Fernanda, uma travesti brasileira de 19 anos que sonhava em se tornar uma mulher normal. Após ir para Milão, onde trabalhava como prostituta, para juntar dinheiro e fazer a operação de redesignação sexual, ela se apaixona por Gianni, um italiano casado que se oferece para pagar a cirurgia.

Após a sessão, há um bate-papo com a travesti Lorys Verônica Ciccone, delegada da Saúde da Mulher e militante do grupo "SOMOS LGBT" de Presidente Prudente.

O palco do Sesc Thermas recebe Jefferson Ricardo da Silva, mais conhecido como Rico Dalasam, único rapper declaradamente gay da cena musical brasileira. Rico apresenta seu novo show, Balanga Raba Tour, no sábado (8), a partir das 16h, com entrada gratuita.

O cantor desafia a normalidade nas questões musicais e de gênero, chamando a atenção do público e da crítica por seu ineditismo rítmico. Quando tinha 12 anos, já escrevia alguns versos, mas foi nas batalhas de MCs do metrô Santa Cruz, aos 16, na época em que rappers como Emicida e Projota também iam, que ele começou a criar suas nomenclaturas, como o próprio nome “Dalasam”, abreviação de “Disponho Armas Libertárias a Sonhos Antes Mutilados”.

Nascido em Taboão da Serra, região metropolitana de SP, aos 27 anos Rico Dalasam desponta como o maior representante do movimento queer rap e, após ter trabalhado como cabelereiro e editor de moda, consagra-se como uma das principais apostas da música contemporânea.

Semana LGBT

Com o intuito de discutir políticas públicas que gerem uma melhor convivência entre as diferenças, a Semana da Diversidade LGBT de Prudente é realizada pelo coletivo "SOMOS LGBT" em parceria com o Sesc Thermas, Galpão da Lua, Levante Popular da Juventude e Prefeitura.

A Semana da Diversidade LGBT termina no domingo (9), com a 11ª edição da Parada LGBT de Presidente Prudente, que neste ano tem como tema “Lutando por uma Sociedade de Cores: em Defesa da Vida de Todos e Todas LGBT!”.

Informações sobre a programação completa da Semana da Diversidade LGBT de Prudente pelo endereço: https://www.facebook.com/somoslgbtpp/

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.