Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sem autorização, Sabesp corta árvores para preservar barragem

Rogério Mative

Em 06/07/2017 às 18:46

Cetesb diz não ter emitido nenhuma autorização para o corte de árvores na Represa da Cica

(Foto: Rogério Mative e Arquivo/Danilo Carão/Cedida)

Nesta semana, moradores locais e frequentadores da Represa da Cica, no Rio Santo Anastácio, divisa entre Presidente Prudente e Pirapozinho, foram surpreendidos com o corte de várias árvores promovido pela Sabesp, que mantém estrutura de captação de água no local.

Segundo apuração do Portal, o plantio das árvores às margens da represa foi realizado, em 2015, durante ação ambiental com participação de estudantes, biólogos, pescadores e membros de entidades. Contudo, a Sabesp alega seguir parecer técnico visando a preservação da barragem.

Mas, de acordo com a técnica ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thais Fernanda Silva, a estatal precisaria de autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). "É uma área de preservação permanente [APP] e precisa de autorização. Como não cabe a nós a fiscalização neste caso, acionamos a Cetesb", diz, após realizar vistoria no local.

A reportagem entrou em contato com a Cetesb, que informou não ter emitido nenhuma autorização para o corte de árvores na represa. Acionada, a Polícia Militar Ambiental (PMA) sinalizou que deve averiguar o problema nas próximas horas.

Outro lado

Ao Portal, o gerente regional da Sabesp, Paulo Converso, justifica o corte devido a preservação da barragem e admite que a empresa não solicitou autorização para o serviço. "As árvores estão em local indevido, no talude da represa. As raízes poderiam comprometer a barragem", pontua.

"Entendemos que não precisava de autorização por se tratar de árvore leucena e não nativa. A tomada de decisão foi neste sentido. O objetivo é preservar a barragem para que não tenha fissuras e infiltrações", defende.

Segundo ele, a próxima ação será o combate de formigueiros.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.