Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Saúde ocular: cuidados são essenciais para evitar doenças

Da Redação

Em 07/07/2017 às 10:28

Data comemorada em 10 de julho busca estimular hábitos saudáveis

(Foto: Arquivo)

A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, porém muitos negligenciam os cuidados com os olhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% dos problemas visuais, em países em desenvolvimento, são causados por erros refrativos não corrigidos – como miopia, a hipermetropia e o astigmatismo – e 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas. Entre 70% e 90% da população mundial sente desconfortos visuais após passar horas em frente a tela do computador

Apesar de não ser classificada como patologia pela medicina, a fadiga ocular já é considerada um problema de saúde, por conta dos hábitos da vida moderna. Cerca de 60% das pessoas com menos de 45 anos no mundo (usuários ou não de óculos) reclamam de fadiga nos olhos.

No próximo dia 10 é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular e separamos 10 dicas essenciais.

1. Procure não coçar os olhos: além de levar impurezas e bactérias para a região, a pressão pode provocar pequenas lesões no globo ocular. Por isso, lave as mãos com frequência.

2. É preciso retirar impurezas e secreções secas, principalmente após dormir, por isso lave bem o rosto, de preferência com produtos de limpeza especializados para pele sensível. Aproveite também o momento do banho para higienizar os olhos.

3. Pisque bastante! Piscar lubrifica as córneas e evita o ressecamento dos olhos, bem como auxilia em situações como coceira e irritações. Atenção, para os que trabalham direto com computador, essa dica é ainda mais importante, pois piscar descansa a vista e combate a síndrome da visão de computador, que gera dor de cabeça, olhos vermelhos, secos e visão embaçada. Em épocas mais secas do ano, lembre-se de usar colírios lubrificantes, chamados de ‘lágrimas artificiais’, pois eles irão contribuir para a hidratação correta dos olhos.

4. Cuidado redobrado com a maquiagem: é preciso removê-la antes de dormir para que impurezas não fiquem em contato direto com os olhos por muito tempo. Além disso, é necessário ficar atento à datas de validade dos produtos. Não utilize maquiagem vencida.

5. As lentes de contato devem ser higienizadas, antes e depois do uso, com produtos sugeridos pelo fabricante, não use água da torneira para a limpeza, pois ela não é estéril e contém partículas que podem prejudicar a saúde dos olhos. Ao sentir incômodo, retire imediatamente as lentes, porque elas podem fazer pequenas lesões no globo ocular que, por sua vez, podem desenvolver para uma conjuntivite, infeções diversas e até mesmo úlceras e lesões na córnea, com risco de perder a visão.

6. Atenção com a sua alimentação! Muito açúcar demais pode causar problemas oculares, especialmente para quem tem diabetes do tipo 1 ou 2. Já comer peixe diminui problemas como a degeneração da mácula (área da retina responsável pela visão de detalhes), ajuda no combate ao envelhecimento precoce nas estruturas dos olhos e fortalece o globo ocular.

7. Tenha hábitos saudáveis. O tabagismo está associado a problemas oculares como degeneração macular, catarata ou, ainda, danos no nervo óptico, sendo que o  sobrepeso impede que as vitaminas cheguem aos olhos em quantidade suficiente para prevenir doenças oculares. Por isso, exercite-se regularmente.

8. Use óculos de sol com proteção ultravioleta (UV) sempre que possível. A luz UV é prejudicial às células da retina, causando seu envelhecimento precoce. Sua incidência também pode causar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

9. Se você precisa de óculos para correção de grau, não deixe de usá-los, pois eles evitam incômodos, dores de cabeça, cansaço nas vistas e outros problemas oculares.

10. Por último, é preciso consultar regulamente um oftalmologista de confiança para a realização de exames de rotina. A prevenção é o melhor caminho!
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.