Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Izaque Silva antecipa voto contra Temer e reforça racha tucano

Deputado defende investigação contra presidente Michel Temer

ROGÉRIO MATIVE

Em 11/07/2017 às 19:27

Izaque Silva (PSDB) terá pela frente mais uma votação de peso nos próximos dias: o prosseguimento da denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer

(Foto: Alexssandro Loyola/AI PSDB)

Em um ano de turbulências na economia e política do país, o deputado federal Izaque Silva (PSDB) terá pela frente mais uma votação de peso nos próximos dias: o prosseguimento da denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer acusado de corrupção passiva pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. E desta vez, promete votar favorável ao seguimento do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, o partido, que está rachado, não tem um posicionamento definido sobre a questão.

"O deputado federal Izaque Silva, que representa o Estado São Paulo e a região do Oeste Paulista, esclarece que, de forma bem clara, a todos os paulistas e brasileiros, que vota favorável pela investigação da denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer pela PGR [Procuradoria-Geral da República", diz o parlamentar, em nota divulgada nas redes sociais.

Em seis meses de mandato, após assumir o posto como suplente na Câmara dos Deputados, Izaque Silva já participou da votação sobre o projeto de lei que trata da reforma trabalhista e altera mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Na ocasião, contrário à proposta governista durante seus discursos, Izaque Silva teve que ceder à pressão do PSDB e votar a favor, seguindo determinação do partido.

Desta vez, promete manter seu posicionamento reforçando o racha que o partido tucano sofre com a indefinição sobre o desembarque do governo. "Reitera o parlamentar que seu voto é favorável à investigação do presidente Michel Temer, conforme determina o rito processual estabelecido pela Constituição", finaliza a nota.

Ainda é cedo

Antes de ir a plenário para votação, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve aprovar ou não o parecer favorável à admissibilidade da denúncia, apresentado pelo deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ).

Quer acelerar votação

Nesta terça-feira (11), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um apelo para que a denúncia contra o presidente Michel Temer seja votada “o mais breve possível” pela Casa. Maia disse que a denúncia é “grave” e que “o Brasil não pode parar” por causa da tramitação do processo.

O parecer favorável à admissibilidade da denúncia, apresentado pelo deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), ainda está sendo analisado pelos membros da CCJ da Câmara e deve ser votado até a próxima sexta-feira (14). Se aprovado, o parecer segue diretamente para o plenário da Câmara.

Maia espera que a denúncia já possa ser votada pelo plenário no início da próxima semana. Ele admitiu que o quórum necessário para aprovação da matéria é alto. Para ser aprovada, a denúncia precisa do apoio de pelo menos 342 deputados, o que representa dois terços do total de 513 deputados. (Colaborou Agência Brasil)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.