Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Semav retomará bloqueio de conversões à esquerda

ROGÉRIO MATIVE

Em 14/07/2017 às 18:45

Em 2011, a Polícia Militar registrou queda de acidentes após fechamento de conversões na Avenida José Soares Marcondes

(Foto: Arquivo/Secom)

Projeto iniciado em 2011, o bloqueio das conversões à esquerda nas principais vias de Presidente Prudente será retomado pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav). Para tal, uma central semafórica deve ser adquirida visando o controle total dos semáforos da cidade.

Uma das principais causas de acidentes nas avenidas de Prudente, o número excessivo de conversões à esquerda já foi alertado pelo juiz de Direito da Vara de Pequenas Causas, Michel Ferez, que oficiou a Semav sobre o problema.

"Isso já foi identificado. O juiz de Direito da Vara de Pequenas Causas, Michel Ferez, inclusive já oficiou a Semav deste problema, do número excessivo de acidentes causados por conversões à esquerda em avenidas. Temos um problema muito sério, não só a conversão, mas como no cruzamento das avenidas. O motorista acaba parando no canteiro central, que não abriga o veículo de forma segura provocando um número muito grande de acidentes", aponta o secretário municipal de Assuntos Viários, Oswaldo Bosquet.

De acordo com ele, a meta é eliminar as conversões em locais que não podem contar com semáforos. "Em uma conversa com o doutor Michel, começamos esse trabalho de minimizar essas conversões. Mas, com certeza, a meta é cada vez mais eliminar a conversão à esquerda e cruzamentos das avenidas, a não ser nos locais com semáforos. Isso vai fazer com que essas avenidas, que são vias radiais, possam levar as pessoas com tempo menor de um local a outro. E assim praticar uma velocidade média muito melhor", comenta.

Para acelerar o processo, a Semav deve contar, em breve, com uma central semafórica. "Pretendemos o mais rápido possível licitar uma central semafórica, ainda em julho, para fazer toda a programação e controle de todos os semáforos da cidade. A partir daí, teremos condições de fazer os cruzamentos sem semáforos passar a ser controlados", promete.

Mão dupla

Nesta semana, a 2ª Promotoria de Justiça ingressou com ação civil pública contra a Prefeitura cobrando adequações urgentes na Avenida Joaquim Constantino, marginal da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). O pedido é para que a via seja transformada em mão única, além de ser realizada a interdição e sinalização do acostamento e calçadas da avenida.

Como resposta, a Semav adiantou que será implantada mão única em alguns trechos, visando aumentar a segurança nas alças de acesso para a rodovia.

Porém, outras vias da cidade também sofrem com a falta de segurança a motoristas e pedestres por ser mão dupla, como é o caso da Rua Abílio Nascimento, na zona leste da cidade.

"Dentro do Plano de Mobilidade, que foi elaborado entre os anos 2014 e 2015, a Rua Abílio Nascimento foi prevista. Ali temos algumas dificuldades, pois não tem ruas paralelas para fazer o sistema binário, uma que vai e outra que vem. Por isso que ela continua de mão dupla", justifica.

Segundo o secretário da Semav, a via necessita de "tratamento" e alternativas são estudadas. "Com certeza é uma via que necessita um tratamento e a engenharia de tráfego e trânsito vai dar justamente isso, quais são as alternativas para que a gente possa fazer essa análise. Hoje, nós temos equipamentos na secretaria que permite a contagem do fluxo de entrada e saída. Para que a gente possa fazer uma mudança de forma adequada. Não basta dizer, vamos mudar e prejudicar a população, a fluidez do trânsito e a segurança", argumenta.

Uma das saídas para aliviar o fluxo de veículos na via seria a proibição de estacionamento dos dois lados. Contudo, ele descarta a medida para o local. "Quando você fala em proibição total de estacionamento acaba enfrentando dificuldades com os comerciantes, que acreditam que pode prejudicar o comércio. Inicialmente, não temos essa previsão. Não é intenção do Poder Público causar nenhum tipo de prejuízo", finaliza.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.