Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Especialista alerta sobre falta de cálcio no organismo

Da Redação

Em 18/07/2017 às 16:31

Folhas verdes escuras entram na lista, e a couve mineira e o brócolis são as melhores fontes de cálcio

(Foto: Arquivo)

O cálcio é o principal mineral componente do osso. É o que o torna rígido e menos sujeito a sofrer fraturas, principalmente na velhice, quando a chance de quedas e traumas nos ossos é maior, lembra a endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (Sbem-SP), Marise Lazaretti Castro.

“Quando o aporte de cálcio é feito pela alimentação, é ainda melhor. Usamos suplementos de cálcio apenas quando a dieta não for suficiente para a ingestão diária necessária do mineral”, explica.

No adulto, é recomendado de 800 a 1.000 miligramas de cálcio por dia, que pode ser encontrada em laticínios, tais como leite (desnatado ou integral), iogurte, coalhada, ricota e queijos variados. Em um copo de leite ou iogurte há 300 mg de cálcio.

Ela acrescenta ainda que feijão, tofu, semente de gergelim e sardinha em lata com espinhos são outras opções para ingerir o mineral essencial aos ossos. As folhas verdes escuras entram na lista, e a couve mineira e o brócolis são as melhores fontes.

Porém, as verduras possuem pouco cálcio aproveitável e em quantidades menores, portanto, fica difícil de atingir a quantidade diária necessária se os laticínios não estiverem presentes na dieta.

Veganos e pessoas com intolerância à lactose ou alérgicos ao leite precisam fazer o aporte por meio de suplementos, entretanto, sempre com orientação médica. “E o endocrinologista é quem está capacitado para dar suporte a estes pacientes”, conclui.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.