Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Polícia Federal prende informante do PCC em Prudente

Grupo planejava assassinato de agentes; Venceslau tem 2 presos

Da Redação

Em 19/07/2017 às 18:15

A Policia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (19), a operação "Força e União", visando desarticular movimento arquitetado em unidades prisionais federais que tinha como objetivo o assassinato de agentes públicos. Em Presidente Prudente, uma pessoa foi presa acusada de ser informante do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Conforme a PF, o plano da facção seria uma resposta ao que internos chamam de opressão devido a aplicação de regime disciplinar mais rígido dentro das penitenciárias federais. Apesar de não contar com presídio federal, a região do Oeste Paulista abriga os principais chefes da facção em penitenciárias de segurança máxima, localizadas em Presidente Venceslau e Presidente Bernardes.

Os informantes, segundo a PF, ficavam encarregados de monitorar a rotina de agentes penitenciários indicados como possíveis vítimas do PCC. Dois detentos da Penitenciária de Presidente Venceslau também foram alvos de mandados de prisão. A ideia é evitar que eles sejam postos em liberdade.

Nesta quarta-feira, cerca de 30 policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão, sendo quatro no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo, um mandado de condução coercitiva no Rio de Janeiro, além de cinco mandados de prisão preventiva, sendo um em Mossoró/RN e quatro no Estado de São Paulo.

De acordo com os levantamentos, a facção criminosa PCC assassinou dois agentes penitenciários federais, em menos de um ano, nas cidades de Cascavel/PR e de Mossoró/RN. No decorrer da investigação do homicídio de um dos agentes, foi descoberto que a facção tinha planos de executar dois agentes públicos por unidade prisional.

Conforme a PF, as investigações demonstraram, também, que não há pessoalidade nas ações do PCC, que escolhe seus alvos em razão das informações e de uma maior vulnerabilidade com o fim de executar um plano preciso sem deixar indícios de autoria.

A operação seguirá com novas etapas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.