Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dia do Motorista é celebrado com testes de saúde na região

Da Redação

Em 25/07/2017 às 09:15

Motorista que passar pelos locais poderá realizar a aferição de pressão arterial e realizar teste de glicemia

(Foto: Divulgação/AI)

O Dia do Motorista é comemorado nesta terça-feira (25) e, para celebrar a data, ações com foco no bem-estar dos usuários da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) são realizadas em três pontos na região de Presidente Prudente.

A ação “Saúde & Cidadania” é desenvolvida, até às 17h, nas bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) localizadas nos Km 509 (Rancharia); 571 (Álvares Machado); e 636 (Caiuá).

O motorista que passar pelos locais poderá realizar a aferição de pressão arterial e realizar teste de glicemia, tudo de forma gratuita. A ação é realizada pela concessionária Cart e está integrada ao Programa de Redução de Acidentes em parceria com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Dicas de segurança

O Dia do Motorista celebra o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e serve também como um lembrete aos condutores sobre a importância da segurança no trânsito. Usar o cinto de segurança, ligar o farol para dirigir em uma rodovia e não usar o celular enquanto dirige são algumas regras para a condução segura.  

Lanterna não é farol baixo

Há um ano, entrou em vigor a lei federal nº 13.290 ,que tornou obrigatório manter o farol ligado durante o dia para o trajeto em rodovias, incluindo perímetros urbanos. O objetivo é proporcionar mais segurança nas rodovias ao sinalizar a proximidade de um veículo em um raio de três quilômetros.

Alguns motoristas ainda estão trafegando com lanterna acesa, quando o certo é usar o farol que é ligado à noite. A incerteza que pode ter atingido alguns usuários refere-se ao termo “luz baixa”, o qual é popularmente empregado para mencionar a “lanterna” dos veículos, aquela luz mais fraca que é ligada em dias chuvosos.

Afivele os cintos

O cinto de segurança mantém as pessoas em seus lugares e ameniza o impacto causado por uma colisão ou frenagem. Apesar da importância do dispositivo, às vezes seu uso passa despercebido pelos passageiros do banco traseiro e de transportes coletivos.

Por exemplo, enquanto o carro é conduzido a 80 km/h, o corpo dos ocupantes se movimenta na mesma velocidade; quando em contato com uma barreira o carro automaticamente já reduz esta velocidade, mas as pessoas não. Dessa forma, o peso de cada passageiro sofre a ação da velocidade, ou seja, seu peso aumenta em praticamente 10 vezes.

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