Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Unesp-PP realiza congresso internacional de literatura

Da Redação

Em 02/08/2017 às 12:38

Espetáculo cênico-musical Crianceiras será encenado no Centro Cultural Matarazzo

(Foto: Mario Castello)

A partir desta quarta-feira (2), o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” (Cellij), da Unesp de Presidente Prudente, promove o 5º Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil.

Até a próxima sexta-feira (4), vários espaços da cidade sediam o evento, como o Sesc Thermas, Centro Cultural Matarazzo e a própria Unesp. Com o tema “(Trans) formação de leitores: travessias e travessuras”, o congresso discute com professores, livreiros, autores e pesquisadores de diversos estados do Brasil e de diferentes países o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros para crianças e jovens e a importância da literatura.
 
Programação


Nesta quarta, a partir das 19h30, os professores José Hélder Pinheiro (PB) e Gilka Girardello (SC) comandam o Sarau Literário – Da Letra à Voz, Da Voz à Alma. Na quinta-feira (3), às 19h30, há lançamento e noite cultural para interação e troca de experiências entre os participantes.

Integrando a programação do evento, o Sesc ainda apresenta o espetáculo cênico-musical Crianceiras na sexta-feira (4), às 15h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, localizado no Centro Cultural Matarazzo. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados uma hora antes do espetáculo, a partir das 14h30 do dia 4/8, no próprio Matarazzo.

Concebido pelo músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo a partir da obra de Manoel de Barros, Crianceiras reúne poesia, música, teatro, cinema de animação, tecnologia digital e literatura, em uma encenação delicada que cria pontes da obra poética para a infância.

Em interação com imagens físicas e projetadas, personagens curiosos, como Bernardo, Sebastião, Caranguejo Se Achante e Sombra-Boa se envolvem no brincar dos intérpretes e na palavra musicada do poeta.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser acessadas pelo site: www2.fct.unesp.br/congresso/cellij/br/programacao.html.

Mais sobre o Cellij

O Cellij foi criado em 1995 com o intuito principal de formar leitores a partir do texto literário e de proporcionar um diálogo direto com professores, jovens alunos, instâncias governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo da Educação, bem como discentes do curso de Pedagogia e seus docentes e, posteriormente, com o Programa de Pós-Graduação em Educação.

O Centro atende crianças e jovens da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Com vários projetos financiados, nacional e internacionalmente, o Cellij atua com políticas públicas de leitura, pesquisando e comparando índices de desempenho de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com ações que possam diminuir os déficits de aprendizagem desses alunos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.