Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto coleta 212 toneladas de lixo eletrônico em 6 anos

Da Redação

Em 09/08/2017 às 15:49

Materiais entregues são captados por uma empresa que faz a desmontagem e separação das peças para a correta destinação dos itens

(Foto: Cedida/AI)

Em seis anos, mais de 210 toneladas de lixo eletrônico levadas para reciclagem. Este é o balanço do Projeto E-Lixo em Presidente Prudente, que visa coletar materiais eletrônicos sem utilização.

Iniciativa da Toledo Prudente Centro Universitário, o projeto recebe os materiais durante toda a semana, como fios, baterias, pilhas, computadores, placas de memória, televisores, celulares, aparelhos de rádio e outros itens eletrônicos que não são mais utilizados.

Os materiais entregues são captados por uma empresa que faz a desmontagem e separação das peças para a correta destinação dos itens. Atualmente, o projeto é o único ponto fixo de coleta da região credenciado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O credenciamento é idealizado pelo programa "E-Lixo Maps", do Governo do Estado. O E-lixo Maps é uma ferramenta de busca, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil.

“E claro trata-se de um serviço de utilidade pública, já que auxilia na destinação correta do lixo eletrônico e amplia o nível de conscientização da população de nossa região”, explica o professor e coordenador do projeto, Raphael Garcia.

Museu

Algumas peças recebidassão encaminhadas para o Museu de Informática e Tecnologia da instituição de ensino. “Trata-se de um projeto que conta com mais de 500 peças e que tem objetivo de eternizar relíquias tecnológicas que são entregues ao projeto para correta destinação”, diz.

O professor ressalta que a visitação é gratuita. “Observamos que as peças têm valor sentimental e aqueles que dispõem delas, não desejam enviar para o lixo. Assim, em nosso museu, ela será bem guardada e ainda servirá de informação e conhecimento para as próximas gerações”, comenta Garcia.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3901-4000. As entregas dos materiais eletrônicos poderão ser feitas na instituição de ensino.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.