Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Palestras e caminhada marcam Mês do Aleitamento Materno

Da Redação

Em 10/08/2017 às 10:10

Hospital Regional organizou diferentes modelos de decoração com fotografias e cartazes

(Foto: Cedida/AI)

Faixas e cartazes no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” divulgam o início da campanha “Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno” para este ano. Com o lema “Trabalhar juntos para o bem comum”, a programação se estende até o dia 26 de agosto, com diferentes atividades.

O objetivo da ação, conforme o pediatra e neonatologista do Hospital Regional, Murilo Sabbag Moretti, é orientar colaboradores, gestantes, alunos e as mães sobre a importância da amamentação materna, especialmente na faixa etária de 0 a 6 meses.

“Neste período de vida do bebê, o leite é o alimento mais importante”, reforça. Além disso, Murilo explica que diversos debates esclarecerão todas as dúvidas para a garantia da saúde da mãe e do recém-nascido. “Vários assuntos estão programados, em diferentes dias do mês”, expõe.

Ainda segundo o especialista, existem alguns mitos sobre a amamentação, no que diz respeito a “leite fraco, não ter leite, etc”. “A campanha servirá também para desmitificar algumas questões”, diz.

O Hospital Regional organizou diferentes modelos de decoração com fotografias e cartazes, expostos nos setores de pediatria, neonatologia, obstetrícia, maternidade, ambulatório e pronto socorro. “É uma maneira de dar visibilidade a adesão da campanha”, salienta.

Programação

Palestras com equipe da UTI neonatal e maternidade, mães e gestantes no setor de Ginecologia e Obstetrícia, sempre às 10h:

14 e 16 de agosto: fonoaudióloga e enfermeira
15 e 17 de agosto: fonoaudióloga e enfermeira
21 e 26 de agosto: fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista
22 e 24 de agosto: fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista

Dia 15 de agosto, às 19h30, no anfiteatro do Hospital Regional: Simpósio “Trabalhar juntos para o bem comum”. Moderadora: Doutora Elza. Mesa redonda: educadora, cirurgião plástico, sociólogo e psicólogo.

Dia 26 de agosto, “no período vespertino”, no ginásio de esportes da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), encerramento da campanha, com caminhada no Parque do Povo.

A campanha

Organizada em todo mês de agosto, esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com adesão e desenvolvimento dos setores de pediatria e neonatologia do Hospital Regional. Realizada em todo país, em diferentes centros de saúde, a inciativa pretende conscientizar sobre a relevância e os benefícios mútuos da amamentação materna.

Segundo o Ministério da Saúde, confira algumas recomendações e informações importantes sobre a amamentação:

- A amamentação não deve causar dor. Se a mulher sente dor, deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde ou Banco de Leite Humano;

- Não existe leite fraco. O leite da mãe tem os nutrientes necessários para o bebê. Por isso, amamente até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida;

- Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração;

- Não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns deles podem interferir na amamentação;

- Não é recomendado dietas para emagrecimento. A mulher que amamenta precisa ter uma alimentação saudável;

- Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados; e

- A mulher que usa drogas, como maconha, crack e cocaína, não deve amamentar.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.