Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Tempo frio exige manutenção preventiva do veículo

Da Redação

Em 16/08/2017 às 17:37

Motor é um dos itens prejudicados com a queda de temperatura, atentar-se à revisão é a melhor forma de evitar imprevistos ao volante

(Foto: Cedida/AI)

Com a queda de temperatura, alguns motoristas são surpreendidos ao ligar o veículo para viajar ou até mesmo para trabalhar. Nesta época do ano, o motor é prejudicado pelo frio e a tendência é que demore mais para ligar. Dessa maneira é preciso redobrar a atenção e realizar a manutenção preventiva de alguns itens do automóvel. Como, por exemplo, o ar-condicionado e as velas de ignição.

O clima frio faz com que a bateria tente equilibrar a temperatura ambiente e a temperatura necessária para o motor pegar, consequentemente, exige-se mais carga a cada giro da chave, aumentando as chances dela arriar. O fornecimento de energia e o calor estão diretamente relacionados à bateria, por isso, ao primeiro sinal de dificuldade em acionar o carro, este equipamento logo é mencionado.

As velas de ignição trabalham com a bateria. Estas peças aquecem o combustível e colocam o veículo em funcionamento. Caso estejam em más condições ou desgastadas, o motor sentirá o impacto da estação e não ligará.

O abastecimento é outro fator que influenciará na partida. Se o veículo estiver abastecido com etanol, o tempo de combustão poderá ser maior. Além disso, é preciso revisar o tanque de partida a frio, o qual fornece mais calor para o motor queimar o combustível. O ideal é verificar a qualidade da gasolina do reservatório a cada 90 dias. O lubrificante é outro item que deve ser revisto com a chegada do inverno. Ao cair a sensação térmica, este líquido tende a ficar mais grosso e isso exige mais da bateria, consequentemente do motor.

“As temperaturas amenas e a falta de manutenção preventiva podem ser tornar um problema para alguns motoristas. Reservatório de gasolina não abastecido, bateria, motor de partida, bico injetor, velas e o cabo das velas são alguns dos imprevistos mecânicos mais atendidos neste período do ano”, informa o gerente de oficina, Ericsson Lopes Leandro.

Manutenção preventiva

“As principais ocorrências registradas nas rodovias são pane mecânica, pneu furado, pane seca, pane elétrica e superaquecimento. As equipes de inspeção e guinchos e socorro mecânico estão 24h prontos para atender os usuários. Basta solicitar ajuda pelo 0800 773 0090, através dos telefone de emergência instalados a cada um quilômetro nas rodovias duplicadas ou em uma base de apoio SAU.”, explica o gerente de operações de tráfego da Cart, Luís Carlos Guimarães Santos.

Outra dica é não insistir em ligar o veículo, o motorista deve tentar até três vezes, se não funcionar o melhor é esperar cerca de 30 minutos para o combustível evaporar das velas.

Para amenizar ainda mais os esforços da bateria, o ideal é dar a partida com todos os componentes elétricos desligados. Assim como manter o carro ligado ao enfrentar congestionamentos e mantê-lo em ponto morto com o freio de mão puxado.

Vale também uma revisão no nível da água da bateria e se estiver na hora, até trocá-la.

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