Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Interessada em aterro sanitário no Timburi sofre fusão

Rogério Mative

Em 19/08/2017 às 14:53

Apesar de sofrer resistência de moradores do Bairro Timburi, Estre Ambiental aguarda considerações dos órgãos ambientais sobre a implantação do aterro

(Foto: Cedida/AMAT)

Interessada em instalar um Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) no Bairro Timburi, zona rural de Presidente Prudente, a empresa Estre Ambiental anunciou fusão com a Boulevard Acquisition Corp. Como resultado da transação, a Estre se tornará uma empresa de capital aberto. A mudança não altera os planos do grupo em relação ao aterro sanitário na cidade.

A fusão foi oficializada nesta semana prevê uma nova companhia holding, que será constituída nas Ilhas Cayman. Com isso, a Estre Ambiental será capitalizada em US$ 370 milhões, reduzindo sua dívida que bateu a casa do R$ 1,5 bilhão no fim do ano passado. A empresa é considerada uma das maiores do país em gestão de resíduos.

Em nota enviada ao Portal, a companhia adianta que deve adicionar cinco novos aterros às suas operações nos próximos anos, incluindo Presidente Prudente.

Apesar de sofrer resistência de moradores do Bairro Timburi e medidas impostas por vereadores, além de investigação do Ministério Público Estadual (MPE-SP), a Estre Ambiental aguarda as considerações dos órgãos ambientais sobre a implantação do aterro.

Outra via

No mês passado, a Prefeitura de Presidente Prudente decidiu apostar na formação de um consórcio intermunicipal para a implantação de aterro sanitário. O lixão da cidade tem que ser fechado totalmente até o próximo ano.

Na ocasião, o prefeito Nelson Bugalho (PTB) recebeu representantes de nove municípios da região para discutir a viabilidade do consórcio. Inicialmente, estão envolvidos os municípios de Prudente, Álvares Machado, Santo Expedito, Caiabu, Regente Feijó, Santo Anastácio, Rancharia, Anhumas, Presidente Bernardes e Martinópolis.

No início deste ano, a Prefeitura e Prudenco conseguiram prorrogar em 15 meses o prazo para uso do lixão. Contudo, a cidade precisará definir um novo local para receber 220 toneladas por dia de resíduos a partir de 2018.

Assunto polêmico

Desde o ano passado, a implantação de aterro sanitário no município gera debates e protestos. Após a Estre  decidir investir na instalação do CGR no Bairro Timburi, zona rural de Prudente, vereadores, moradores locais e entidades discutem os benefícios e prejuízos ambientais.

Neste ano, Legislativo e Executivo travaram embate através de projetos de lei aprovados e alterações realizadas no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da cidade.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.