Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Hospital Regional realiza primeira captação de coração infantil

Da Redação

Em 24/08/2017 às 14:57

Órgão foi captado pela equipe de transplantes do InCor de São Paulo

(Foto: Cedida/AI)

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realizou, na manhã desta quinta-feira (24), a primeira captação de coração infantil da história da unidade.

O coração foi captado do corpo de uma adolescente de 12 anos por uma equipe o Instituto do Coração de São Paulo (InCor) e levado para ser transplantado na capital.

Além do coração, rins e fígado também foram doados. O fígado foi captado pela equipe de Sorocaba e os rins pela Santa Casa de Presidente Prudente. Cerca de 30 profissionais participaram da ação.

De acordo com o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes do HR, Renato Ferrari, o gesto de solidariedade da família poderá salvar outras cinco crianças.

“De certa forma nós estamos habituados a ajudar outros adultos, mas pela primeira vez foi uma criança. Isso é extremamente significativo, outras cinco crianças podem viver por conta desse gesto. Acredito que não só a equipe de transplantes, mas todos os colaboradores do hospital se sentem emocionados com essa atitude”, diz.

Doação

Para ser um doador de órgãos é necessário manifestar à intenção ainda em vida para a família. Não é necessário nada por escrito ou qualquer documento.

Os órgãos que podem ser doados são: córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, ossos, medula óssea, pele e válvulas cardíacas. O corpo do doador não sofre nenhuma deformação após o procedimento de doação.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.