Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Filha de Bottosso visita capela para análise de restauração de obras

Da Redação

Em 25/08/2017 às 18:41

Durante a visita, filha do artista observou as telas que necessitam de restauração

(Foto: Cedida/AI)

A filha do artista plástico prudentino José Bottosso - falecido em 2012, Rosa Amélia Bottosso, realizou uma visita na capela Jesus de Nazaré, no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”. O local é todo revestido por telas e pinturas de Bottosso, feitas em meados de 1997.

“Além de aproximar a unidade da família, o objetivo do convite foi o de catalogar a obra do artista e apresentar uma proposta de necessidade da reforma da porta e construção de um acesso maior, bem como a restauração de algumas telas, que sofreram deterioração com o tempo”, explicou o diretor administrativo do HR, Frei Jacó Silva.

O HR pretende ampliar a porta de acesso da capela que hoje é considerada pequena. Outra proposta da reforma, é deixar a capela mais visível aos pacientes e acompanhantes.

Durante a visita, Rosa Bottosso observou as telas que necessitam de restauração e se prontificou em indicar um artista ao hospital para realizar os reparos. “Consciente, respeitadora e madura a iniciativa do hospital em preservar a obra do meu pai, que é muito magnífica aqui. Estou feliz pelo zelo em consultar a família antes da realização das obras e considero que a perda da arte será mínima, em relação ao benefício de ampliar a visibilidade do interior da capela”, apontou.

Rosa vai se reunir com a família e apresentar a proposta do hospital. Não há um prazo estabelecido para a realização das adequações.

História do artista

José Bottosso nasceu em 12 de agosto de 1930, em Presidente Prudente, desenvolvia o ofício da pintura principalmente em telas. Bottosso foi um pintor moderno e entendeu o gesto grandioso da pintura muralista.

Em 1985, iniciou a arte sacra pintando murais no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Presidente Prudente e não parou mais.

Já em 1993, deu início aos 47 painéis da Catedral São Sebastião em Prudente, concluindo a obra após quatro anos. O artista plástico prudentino faleceu há cinco anos, quando estava com 81, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.