Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Por ciclovia, Alberto Bonfiglioli terá implantação de radar

ROGÉRIO MATIVE

Em 28/08/2017 às 17:23

Do total de 70 pessoas presentes ao encontro, 15 eram moradores de bairros vizinhos à ciclovia

(Foto: ROGÉRIO MATIVE)

Além de gradil e outros dispositivos de segurança, a ciclovia que é construída na Rodovia Alberto Bonfiglioli - principal acesso ao Ana Jacinta e bairros vizinhos - contará com uma novidade: a implantação de radar de velocidade em trecho que causou questionamento de moradores. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (28), em encontro no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe), em Presidente Prudente.

Por duas horas, engenheiros, secretários municipais e o próprio prefeito Nelson Bugalho buscaram convencer alguns moradores presentes no encontro sobre a importância da implantação da ciclovia na Bonfiglioli, que teve os trabalhos paralisados na última quinta-feira (24) após intervenção de vereadores.

"Essa apresentação foi para esclarecer aos moradores como será essa ciclovia. Essa ciclovia respeita as normas técnicas, nós estamos muitos preocupados com a segurança. Hoje, elas estão expostas ao perigo muito grande. O simples fato de você implantar uma ciclovia já aumenta muito a segurança. O trecho mais controverso tem em torno de 400 metros de extensão. Nas laterais temos a topografia com morro, lateralmente não é área pública. E não há outra forma de passar essa ciclovia. O dinheiro que está sendo gasto para a implantação dessa ciclovia já é para essa finalidade", explica Bugalho.

A previsão é que a ciclovia seja concluída até outubro deste ano.

Novidade

Além de apostar nos dispositivos de segurança, a Prefeitura espera blindar os ciclistas com a implantação de radar entre a Rotatória do Bairro São João até a entrada ao Jardim Itaipu, trecho onde a pista ficará estreita. A novidade deve constar no novo contrato para a prestação de serviços em relação ao monitoramento de velocidade no município.

"Esse trecho haverá implantação de radar, pois é um local de muito movimento em que as pessoas não respeitam a velocidade que é exigida pela área nesse trecho", revela o prefeito.

Gostou e não entendeu

Do total de 70 pessoas presentes ao encontro, 15 eram moradores de bairros vizinhos à ciclovia. Entre eles, o professor Edson José da Silva, que afirma ainda ter dúvidas em relação ao acesso de ciclistas ao dispositivo.

"Existe coisas que a gente a concorda e outras que temos que observar. Só o tempo irá dizer se a obra foi certa. Eu não consegui entender como será essa ciclovia e o acesso das pessoas a ela. Não vi a maquete toda, só um trecho. Tem que haver uma forma de entrar e sair com segurança e não consegui enxergar isso, infelizmente", diz.

Já a organizadora de eventos, Rejane Klebis, defende que o projeto adotado será "a melhor opção" para o local. "É um trecho muito estreito. A calçada é minúscula e os ciclistas têm que passar realmente pela via. Com os dispositivos de segurança que serão colocados acredito que será a melhor opção", pontua.

Promete fiscalizar

Um dos três vereadores que cobrou a Prefeitura em relação à ciclovia, Demerson Dias (PSB) revela que pedirá detalhes do projeto visando conferir os pontos de segurança mostrados pelo Executivo. "Dessa forma explanada, deu uma segurança a mais. [A obra] Pegou todo mundo de surpresa, estamos assustados com ciclovia em Prudente. Esse é o intuito, cobrar as autoridades e acompanhar junto com a população para que não aconteça como no passado. Perdemos até vidas em uma ciclovia que não tinha itens de segurança", comenta.

"A gente vai discutir e abrir requerimentos de informação. Hoje só falaram e através de requerimentos vamos pedir o projeto na sua totalidade para saber onde terá gradil, entrada e saída de ciclistas, entre outros. O trabalho continua", finaliza.

Atualizada para acréscimo de informação e correção às 17h45

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.