Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vai sair de bicicleta; confira alguns itens que devem ser usados

Da Redação

Em 29/08/2017 às 09:23

Uso de equipamentos de segurança e respeito ao trânsito garante trajeto seguro para ciclistas

(Foto: Arquivo)

Seja a trabalho, por lazer ou esporte, as bicicletas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e a tendência é que o número de ciclistas aumente cada vez mais. Tanto os ciclistas de primeira viagem quanto aqueles mais experientes precisam tomar alguns cuidados para garantir a segurança.

A bicicleta é considerada pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT) um veículo. Portanto, o ciclista deve respeitar as placas de sinalização e sinais de trânsito. A primeira orientação é manter-se sempre na mão correta de direção, de acordo com os demais veículos. Andar na contramão é infração grave. Tanto as bicicletas como os pedestres têm a preferência sobre os veículos automotores, de acordo com a lei.

“É importante que o ciclista respeite o seu espaço para transitar em segurança e pedale em local onde possa ser visto por outros veículos. Em relação à saúde, é importante manter-se sempre hidratado ao longo do percurso. Além dos itens de segurança é necessário que o ciclista escolha locais seguros para pedalar, evite horários de maior fluxo, trafegar próximo a ônibus e caminhões e disputar espaço com veículos”, afirma Luis Santos, gerente Operações Cart.

Os ciclistas devem circular por ciclovias, ciclofaixas e acostamentos, mas, quando não houver, devem se manter no canto direito da rua ou pista, seguindo o sentido dos outros veículos. Para evitar acidentes, o ciclista também precisa prestar atenção a conversões e cruzamentos. "É interessante ainda sinalizar com as mãos quando for realizar alguma manobra ou desvio. Para maior proteção, ciclistas em grupo devem trafegar em fila", diz.

É preciso que o ciclista esteja utilizando equipamentos para sua proteção como capacete, óculos ou viseira, joelheiras e cotoveleiras, luvas, e roupas específicas. Para quem pedala à noite são indicados casacos e coletes refletivos e que brilham no escuro.

A bike também precisa estar equipada com alguns itens obrigatórios como espelho retrovisor instalado no lado esquerdo, buzina e farol noturno, além de refletores laterais, frontais e traseiros e sinalização noturna nos pedais. Os pneus devem estar sempre cheios, mantendo a bicicleta em boas condições em todas as suas situações de uso.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.