Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alunos são diagnosticados com tracoma durante ação em escolas

Da Redação

Em 29/08/2017 às 20:02

Exame dura cerca de cinco minutos, quando são observados a pálpebra das crianças e as prováveis cicatrizes que identificam a doença

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Durante esta semana, enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde realizam trabalho de prevenção ao tracoma em escolas municipais de Presidente Prudente. A ação foi iniciada na Escola Municipal Pedro Furquim. Das 400 crianças examinadas, sete foram diagnosticadas com a doença.

"Vamos fazer agora um trabalho de acompanhamento com estas crianças, que serão visitadas em casa. Vamos falar com a família, enfim, fazer uma investigação para tratar e prevenir que a doença avance”, diz o enfermeiro Juliano Sérgio Spolador.

O que é?

Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

A transmissão pode ocorrer sempre que houver lesões ativas na conjuntiva pelo contato direto entre as pessoas, ou por contato indireto com mãos ou objetos contaminados (toalhas, lenços, produtos de maquiagem, etc.).

Alguns gêneros de moscas, especialmente as domésticas e as conhecidas como lambe-olhos, podem transmitir a bactéria para uma pessoa sem a enfermidade, mecanicamente, se pousarem sobre olhos infectados de um doente. Crianças, mesmo as assintomáticas, e os portadores de infecção ativa representam o principal reservatório dessa bactéria.

Ação nas escolas

Mais três escolas municipais receberão a visita dos enfermeiros. A meta é atingir 10% da população de 9 a 12 anos, que frequentam as unidades de ensino da cidade.

O exame dura cerca de cinco minutos, quando são observados a pálpebra das crianças e as prováveis cicatrizes que identificam a doença.

Além do exame que identifica o tracoma são realizadas ações que incluem medidas como acompanhamento de peso e altura das crianças (avaliação antropométrica), estímulo à atividades físicas e alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil; oficinas; ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; prevenção de DST/Aids.


A ação de prevenção será realizada durante esta semana nos seguintes locais.

30/08 - Escola Juraci Menezes – Bairro Humberto Salvador- Período da Tarde

31/08 - Escola Carlos Braga- Distrito de Eneida-  Período da Manhã

31/08 - Escola de Floresta do Sul- Período da Tarde

1/9 - Escola Juraci Menezes- Período da Manhã

4/9 - Escola Odete B. Duarte da Costa- Morada do Sol- Manhã e Tarde
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.