Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Professores aprovam greve; Sintrapp pede saída de Mello

Prefeitura suspende licitação para auditoria após pedido de sindicato

ROGÉRIO MATIVE

Em 01/09/2017 às 10:35

Na assembleia que deliberou a greve da categoria, os servidores pediram a saída do secretário de Educação, com gritos

(Foto: Reprodução/Redes Sociais e Marcos Sanches/Secom)

A partir do dia 13 deste mês, servidores da Rede Pública Municipal de Educação entrarão em greve. A decisão foi tomada em assembleia da categoria na noite dessa quinta-feira (31), após o prefeito Nelson Bugalho (PTB) negar pedido do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região (Sintrapp) para troca de comando da Secretaria Municipal de Educação, chefiada por Antônio Mello.

O Sintrapp acusa o secretário de assédio moral contra servidores. "Os servidores municipais do ensino estão descontentes com o secretário, que vem praticando atos que humilham e menosprezam os trabalhadores de forma repetitiva e intencional. Isso caracteriza assédio moral e prejudica muito a qualidade da educação", aponta a presidente do Sintrapp, Ana Lúcia de Mattos Flores, em entrevista ao Portal.

Em nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Prefeitura alega que não recebeu "nenhuma denúncia formal ou solicitação de abertura de processo administrativo referente a assédio moral praticado pelo secretário de Educação".

Contudo, o assunto foi discutido na tarde de quinta-feira entre dirigentes sindicais e Bugalho durante reunião no Gabinete do Executivo. Na ocasião, o prefeito determinou a suspensão da licitação para contratar uma empresa especializada em auditoria visando analisar gastos com pessoal e composição da folha de pagamento dos profissionais da Educação. A medida foi tomada após pedido do Sintrapp.

"É uma auditoria sobre a progressão de plano de cargos e carreiras. Eles [servidores] têm 20, 30 anos de trabalho e nunca foram questionados. Eles se sentem ameaçados e aflitos demais. Por isso, pedimos a suspensão imediata da licitação", explica a sindicalista.

Do outro lado, a Prefeitura diz que o pregão foi suspenso com o objetivo de "ampliar o diálogo". "Por determinação do chefe do executivo,  visando ampliar o diálogo e prestar todos os esclarecimentos necessários aos professores", cita a nota.

Durante a reunião com o Sintrapp, Bugalho afirmou que a auditoria  visa “apurar se todos os benefícios foram concedidos corretamente, sem distorções ou equívocos de cálculo” justificando que o trabalho não poderia ser executado pela Prefeitura "por se tratar de uma avaliação multiprofissional e o município não dispõe de uma equipe dedicada exclusivamente a esse tipo de trabalho".

"Fora Mello"

Na assembleia que deliberou a greve da categoria, os servidores pediram a saída do secretário de Educação, com gritos "fora Mello".  "Logo de início, os servidores se preocuparam por ele vir de empresa privada e não conhecer a gestão pública [Antônio Mello é empresário no setor da educação]. Existe a ameaça da retirada de direitos, além do assédio moral e assédio organizacional. Apesar de serem atendidos em 50% nos pedidos, os servidores decidiram pela greve devido a permanência do secretário", pontua Ana Flores.

A Prefeitura será comunicada oficialmente sobre o movimento grevista ainda nesta sexta-feira, de acordo com a dirigente sindical. Sobre o assunto, o Executivo não comentou. A reportagem não conseguiu contato com Antônio Mello.

Protestos no desfile

Segundo apuração do Portal, o desfile do centenário da cidade - comemorado no dia 14 deste mês - pode ser marcado com protestos dos servidores. Questionada, Ana Flores afirma desconhecer o possível ato, mas não descarta a ação. "Bem provável que sim. Acredito que haverá muitos protestos", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.