Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Programa recupera 56 hectares de área de preservação na região

Da Redação

Em 21/09/2017 às 13:23

Projeto contemplou o plantio de 93.352 mudas de espécies nativas para recomposição de área do bioma mata atlântica

(Foto: Cedida/AI)

A região de Presidente Prudente contou com a recuperação de 56 hectares de uma Área de Preservação Permanente (APP), equivalente a 56 campos de futebol. O feito foi conquistado através de medidas de compensação ambiental realizadas pela concessionária Cart por meio do Programa Nascentes, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
 
O projeto contemplou o plantio de 93.352 mudas de espécies nativas para recomposição de área do bioma mata atlântica. As áreas de preservação estão localizadas no município de Taciba e contemplam dois cursos d’água afluentes do rio Paranapanema. A iniciativa atende responsabilidade de compensação do ambiental referente às obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).  

A área está cadastrada no sistema de apoio à restauração ecológica e será monitorada por órgãos ambientais por período suficiente para considerar a floresta recomposta e autossustentável.

“Esta área reflorestada cumprirá sua função de recuperar Áreas de Preservação Permanente, conservar os recursos hídricos e a biodiversidade. A Cart executa seu trabalho de ampliação e modernização da malha rodoviária que administra em atendimento ao Programa de Concessões que é regulamentado e fiscalizado pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo, e mantém a responsabilidade de preservar o meio ambiente”, afirma Osnir Giacon, coordenador de Meio Ambiente e Sustentabilidade.  

 Programa Nascentes

O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de governo, que envolve 12 secretarias de Estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.

Ao todo, foram realizados plantios em áreas prioritárias de 91 municípios. São 6.651 hectares em processo de restauração, o que equivale a mais de 11 milhões de mudas plantadas ou 9.404 campos de futebol.

O programa ainda conta, atualmente, com 17 projetos prontos para contratação e mais de 119 mil hectares disponíveis para receber projetos de restauração, utilizando-se de informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais de 3.000 hectares disponíveis para restauração se encontram em unidades de conservação.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.